“Raquel inaugurou escola pronta há dois anos como se tivesse construído do zero”, critica

O deputado Sileno Guedes (PSB) celebrou, nesta sexta (7), a entrega da Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa, em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte de Pernambuco, demanda cobrada pelo seu mandato em outubro do ano passado. O parlamentar criticou, porém, o fato de a governadora Raquel Lyra (PSDB) omitir que, embora a unidade já tivesse sido praticamente concluída pela gestão anterior, passou os últimos dois anos sem ser inaugurada por descaso do atual governo. Nesse período, o prédio ficou tomado pelo mato enquanto mais de mil alunos estavam à espera do espaço.

“Em outubro, denunciei a situação dessa escola, que já estava construída, com salas, quadra, tudo praticamente pronto desde o fim de 2022, mas ficou dois anos sem ser inaugurada pelo atual governo. Na época, mostramos imagens do espaço tomado por mato e até aconselhei a governadora a usar um GPS para ver se achava Lagoa de Itaenga e resolvia essa situação. Pelo visto, a governadora ouviu meu conselho, descobriu onde fica Lagoa de Itaenga e fez essa entrega. Fico feliz de ter ajudado a jogar luz sobre esse problema. O objetivo de ver os alunos ocupando aquele espaço foi alcançado”, afirmou.

Leia mais

Sileno argumentou, contudo, que a forma como a governadora divulga esse feito omite a falta de celeridade e de projetos de seu governo para a educação. A Secretaria de Comunicação, por exemplo, indicou que “esta é a terceira escola construída em Pernambuco desde o início da gestão”, dando a entender que a Tristão Ferreira Bessa foi erguida pelo Governo Raquel Lyra, o que não procede.

“Se a governadora demora dois anos para entregar uma obra que nem foi ela que fez e ainda tenta levar o crédito, isso nos faz pensar sobre quando serão entregues as creches e tudo o que ela tem anunciado em seu governo. Essa lerdeza não está à altura das muitas necessidades da educação em nosso Estado”, concluiu o deputado.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.