Após “banho de loja” em shoppings, Multiplan alcança receita de R$ 2,5 bilhões

As 6 mil lojas espalhadas nos 20 shopping centers no Brasil do grupo Multiplan estão praticamente todas alugadas. A taxa de ocupação em 2024 chegou a 96,2%, índice que encostou no cenário pré-pandemia, de 2020, que fechou em 96,3%, em uma jornada de recuperação ano a ano.

Essa forte presença dos varejistas explica em parte o bom desempenho financeiro da empresa em 2024, que chegou a R$ 2,5 bilhões de receita líquida, alta de 23,8% sobre o ano anterior. Do montante da receita, R$ 1,7 bilhão vieram justamente dos aluguéis pagos pelos lojistas, valor esse que representa 68% do faturamento total. A alta em relação a 2023 foi de 2,3%, motivada também por um reajuste nos valores cobrados dos lojistas.

Com mais público nos corredores dos shoppings, o volume negociado entre os comerciantes também cresceu. Segundo a Multiplan, as vendas alcançaram R$ 24 bilhões em 2024, contra R$ 2,2 bilhões em 2023 (alta de 9,3%).

No ano em que a companhia completou 50 anos de fundação, o lucro líquido apurado em 2024 foi de R$ 1,3 bilhão, um acrescimento de 31,4% sobre o resultado de 2023, que foi de R$ 1,02 bilhão. Outro apelo para a presença dos consumidores nos shoppings foi a realização de 1.280 eventos em 2024.

“A realidade é que não há mais espaço para o varejo crescer nas ruas. E é justamente nos shoppings que há esse espaço de crescimento. Além disso, as pessoas não vão mais só em lojas. Hoje, procuram shoppings para ir a centros médicos, academias, teatro, eventos”, diz Armando d’Almeida Neto, vice-presidente de relações com investidores da Multiplan, ao NeoFeed.

Outra explicação de crescimento no faturamento está na conclusão de expansões de dois shoppings da rede, o DiamondMall, em Belo Horizonte (MG), e Parque Shopping Barigui, em Curitiba (PR).

Os novos espaços garantiram mais 125 lojas nos dois shoppings, número somado ao turnover de 490 lojas, que representa mais 48 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), o equivalente a um acréscimo de 5,4% sobre os 890 mil m² de ABL nas 20 unidades de compras.

Ao todo, é como se, em um ano, o grupo Multiplan ganhasse praticamente 10% de novos comércios nos empreendimentos.

Com mais lojas no radar, consumidores também lotaram os estacionamentos dos shoppings, que garantiram uma receita de R$ 317,4 milhões, alta de 7,9%. O aumento nessa vertical também está muito conectado às ações de tecnologia para desenvolver o aplicativo do grupo, o Multi App. Do total dos estacionamentos pagos, 60% vieram por meio do aplicativo.

Em um ano, a plataforma digital recebeu 28 milhões de acessos (um acréscimo de 56% sobre 2023), com 8 milhões de downloads desde 2019.

Para crescer, a companhia também investiu. Em 2024 foram aportados R$ 911 milhões para investimentos. Do total, R$ 346 milhões foram utilizados na revitalização de 19 shoppings da rede. E R$ 444 milhões em obras de expansão, a maior parte nas novas áreas das duas unidades. Para este ano, a Multiplan vai ganhar mais 45 lojas, com a conclusão da área de ampliação do Parque Shopping Maceió.

O segmento imobiliário também teve participação relevante no faturamento, com R$ 514,8 milhões reportados em 2024, alta de 452% sobre 2023. “O empreendimento Golden Lake, em Porto Alegre (RS), contribuiu fortemente para isso. É uma obra que vai ter uma fase entregue em 2025 e está com 70% das unidades vendidas”, afirma o VP da Multiplan. “O grupo também vendeu cinco terrenos, com resultado em 2024, embora essa não seja uma atividade recorrente.”

Também em 2024, a Multiplan concluiu a venda de 25% de participação do Jundiaí Shopping ao fundo XP Malls, pelo valor de R$ 253 milhões. A empresa também empregou R$ 2 bilhões em recompra de ações. “Foi uma ação de alocação de capital. Para nós, foi um investimento melhor, porque geramos mais caixa e compramos mais ações.”

Para 2025, Almeida Neto acredita em um resultado ainda mais favorável, ainda que levando em consideração a tendência de alta da taxa Selic. “Quando olho para frente, vejo o setor com uma perspectiva muito positiva. A despeito dos juros mais altos, a Multiplan já enfrentou muitas crises ao longo de 50 anos. Isso é fruto de uma gestão intensa nos nossos shoppings, garantindo mais inovações. Hoje estamos mais preparados.”

Na bolsa de valores, a ação MULT3 acumula queda de 19,6% em 12 meses. O valor de mercado da companhia é de R$ 11,6 bilhões.

++ Notícias

  • Cade aprova compra pela Iguatemi de participações da Brookfield em shoppings em SP

  • Shoppings: O que esperar do 4T24 de MULT3, ALOS3, IGTI11 e JHFS3?

  • Petrobras (PETR4), Multiplan (MULT3) e mais 8 ações para buscar retornos acima do Ibovespa em fevereiro, segundo a Planner

  • Multiplan (MULT3) eleva lucro em quase 70% no 4T24

  • Este unicórnio brasileiro atingiu R$ 3 bilhões em receita — e agora mira os Estados Unidos

O post Após “banho de loja” em shoppings, Multiplan alcança receita de R$ 2,5 bilhões apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 

[email protected]