Beira-Mar de Barreiros tem licença ambiental prévia oficializada pelo IMA

A Prefeitura de São José recebeu licenciamento ambiental prévio da Avenida Beira-Mar de Barreiros, e avança agora para a etapa de licitação. O prefeito Orvino Coelho de Ávila recebeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) das obras nesta quinta-feira (6), em solenidade com o governador Jorginho Mello e da presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), Sheila Meirelles.

O projeto visa desafogar o trânsito da BR-101, criar um novo corredor viário e proporcionar um espaço de lazer, esporte e integração à comunidade. A futura Avenida Beira-Mar contará com vias amplas, ciclovia, áreas de convivência e um moderno sistema de iluminação e drenagem. A escolha por licitações públicas internacionais (LPI) busca garantir transparência, competitividade e acesso às melhores soluções tecnológicas e construtivas para a execução da futura avenida.

O município trabalha para que as obras tenham início nos próximos meses.. “Este é um momento histórico para São José. A Beira-Mar de Barreiros é um sonho da nossa população há mais de 40 anos, e agora estamos cada vez mais próximos de vencer a realidade.”, destacou o prefeito Orvino.

Durante a solenidade, realizada na Cantina Zabot, com a presença de lideranças políticas e empresariais de São José, o governador Jorginho Mello destacou que “a Beira-Mar de Barreiros é um sonho antigo dos josefenses e um projeto que contribuirá para o desenvolvimento de São José e de toda a região. É um orgulho para o Estado contribuir com essa realização”. A presidente do IMA-SC, Sheila Meirelles, falou que a LAP foi emitida após uma criteriosa análise técnica por uma equipe multidisciplinar de servidores do instituto.

Agora, o IMA aguarda a formalização dos projetos técnicos e documentos para iniciar a análise da fase de Licença Ambiental de Instalação (LAI).

A obra

Para realizar o empreendimento, o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) assegurou um financiamento de US$ 43,2 milhões, com uma contrapartida de US$ 10,8 milhões. Com cerca de 3,7 quilômetros de extensão, a Beira-Mar de Barreiros também abrange intervenções na drenagem e a construção de um complexo de lazer, esporte e cultura.

O projeto prevê ainda a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso à futura via. A futura avenida vai iniciar no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em São José.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.