Presidente do PSDB é alvo de operação da PF que investiga desvios na Saúde

O presidente do PSDB e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, foi um dos alvos de busca e apreensão da Operação Panaceia, deflagrada pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quinta-feira (6). Segundo a investigação, os alvos teriam desviado recursos da saúde entre os anos de 2012 e 2018.

A operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão em Goiânia (GO) e um em Brasília (DF). Os mandados foram expedidos pela 11ª Vara Federal, que também determinou o sequestro de mais de R$ 28 milhões de bens dos investigados. O trabalho da PF e CGU contou com apoio da Receita Federal.

Leia mais

Conforme a investigação, os desvios foram feitos por meio de contratos entre o Governo do Estado e organizações sociais. À época, Marconi Perillo era governador de Goiás.

Essas instituições subcontratavam outras empresas ligadas a políticos e administradores das próprias organizações. Com isso, parte dos recursos voltava para os próprios políticos , prática ilegal, segundo a legislação.

A investigação da PF e a CGU identificou que além de peculato, os investigados cometeram crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais. Ao todo, as penas dos crimes somadas podem ultrapassar 40 anos de detenção.

Em nota, a defesa de Marconi Perillo repudiou a operação e afirmou ser perseguido pela atual gestão do Estado, que tem Ronaldo Caiado (União) à frente. “Eu repudio veementemente a inclusão do meu nome nessa ‘operação’! Estão criando uma cortina de fumaça para não irem atrás de minhas denúncias e investigarem quem deveria ser investigado hoje em Goiás”, afirmou em trecho da nota.

Do Valor Econômico.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.