Autoridades lamentam morte do empresário Cornélio Brennand

Folha de Pernambuco

O empresário Cornélio Brennand faleceu, ontem, aos 96 anos. Irmão do artista plástico Francisco Brennand, ele comandou durante décadas o Grupo Cornélio Brennand (GCB), atuante nos setores de geração de energia renovável, vidros planos, desenvolvimento imobiliário e cimento.

O velório de Cornélio Coimbra de Almeida Brennand foi realizado na tarde de ontem, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. A cremação ocorreu em seguida, restrita aos familiares. Diante da notícia, autoridades pernambucanas prestaram homenagens e destacaram o impacto de sua trajetória no desenvolvimento econômico do estado. Confira algumas declarações abaixo:

O presidente do Grupo EQM, Eduardo Queiroz Monteiro, destacou a jornada de vida exemplar e os valores de Cornélio Brennand.

“Guardo na lembrança, na minha adolescência, a figura de seu Cornélio, em São João da Várzea, de um homem simples, de fino trato e de poucas e precisas palavras. Jornada de vida exemplar como chefe de família, passou aos seus valores inafastáveis: correção pessoal e dignidade a toda prova. Como industrial empreendedor, impossível ser mais bem-sucedido. Também passou aos filhos e filhas, com esmero, que é, sim, possível conciliar a edificação de um grande grupo empresarial, preservando a ética, os princípios e a solidariedade humana.

Seu Cornélio nos deixou na manhã desta triste e chuvosa quarta-feira, em Recife, São João da Várzea, da sua casa de ferro, de onde partiu em paz ao encontro de sua esposa e companheira de vida, Dona Helena, e do seu filho Luiz Felipe, cumprindo, assim, de maneira extraordinária, sua passagem aqui na Terra. Para nossa geração, seu exemplo é imorredouro”.

Leia mais

Em nota, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, ressaltou a contribuição do empresário:

“Com pesar, recebi a notícia do falecimento do empresário Cornélio Brennand, que nos deixou nesta quarta (05). Cornélio dedicou sua vida ao empreendedorismo e deixa um legado de compromisso com desenvolvimento sustentável em nosso estado por meio do Grupo Cornélio Brennand (GCB), referência na geração de energia renovável, desenvolvimento imobiliário, vidros e cimento. Toda minha solidariedade a sua família, inúmeros amigos e todos que fazem o GCB”.

O prefeito do Recife, João Campos, ressaltou a contribuição de Cornélio Brennand e se solidarizou com familiares e amigos.

“Lamento muito a perda irreparável de Cornélio Brennand, que nos deixou hoje. Um grande empresário de Pernambuco, com histórico de serviço prestado e reconhecido em todo o estado e no país. Sem dúvida, fica o legado e a enorme contribuição desse empreendedor nato para a nossa economia. Nesse momento de dor, me solidarizo com familiares e amigos, desejo conforto e força a todos”.

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, também homenageou o empresário.

“Pernambuco se entristece pela perda de um grande homem, figura humana extraordinária, respeitado por todos, querido por todos. Um grande empresário e um grande chefe de família. Quero fazer a minha homenagem e dizer que Pernambuco deve ao seu talento empresarial, aos empregos gerados e aos grandes exemplos de humanidade dados por ele”.

O senador Humberto Costa, ressaltou a inovação no trabalho de Cornélio Brennand.

“Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do empresário Cornélio Brennand. Ele deixa um legado importante por sua atuação empreendedora e inovadora, gerando emprego e renda em nosso Estado. Meus sentimentos a seus familiares e amigos neste momento de dor”

O senador Fernando Dueire também lamentou a perda e destacou o impacto de sua atuação:

“Com grande pesar, recebi a notícia do falecimento do empresário Cornélio Brennand, uma referência em nosso País. Um homem simples e discreto cuja trajetória de sucesso foi marcada pela dedicação, visão empreendedora e compromisso com o desenvolvimento econômico e social. Dr. Cornélio deixa um legado duradouro, que inspira a todos nós. Aos seus familiares e amigos minhas mais sinceras condolências”.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, destacou a trajetória empresarial de Cornélio Brennand:

“Recebemos com pesar a notícia do falecimento do empresário Cornélio Brennand, ocorrida nesta quarta-feira (05/02). Cornélio teve trajetória longeva no comando dos negócios da família. Empresário bem sucedido, fundou, em 1946, o Grupo Cornélio Brennand, que tem atuação de referência na geração de energia de fontes renováveis, produção de vidros planos e cimento e ainda no setor imobiliário. O empresário deixa para Pernambuco e o país um legado de liderança, dedicação, trabalho e capacidade produtiva. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor e despedida”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, o vereador Romerinho Jatobá, também lamentou a morte do empresário.

“Lamento profundamente o falecimento de Cornélio Brennand, uma figura de destaque na nossa história e um grande empresário pernambucano. Cornélio deixa um legado imensurável em nosso Estado e seu exemplo continuará a nos inspirar por muitos anos. Neste momento de dor, me solidarizo com a família e amigos, e deixo meus sentimentos de pesar pela perda de uma pessoa tão especial”.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, prestou condolências aos familiares do empresário.

“Recebi com pesar a notícia do falecimento de Cornélio Brennand nesta manhã. Um dos maiores empresários de Pernambuco, ele deixa um grande legado por meio de empreendimentos em diversas áreas, a exemplo de geração de energia por fontes renováveis nos segmentos de vidro e cimento. Quero prestar condolências à família e a todos que fazem o Grupo Cornélio Brennand. Que Deus o receba em sua infinita misericórdia”.

O presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou que Cornélio Brennand esteve à frente do seu tempo.

“Pernambuco perdeu nesta quarta-feira, um empresário que sempre esteve à frente do seu tempo. Cornélio Brennand foi um empreendedor que contribuiu muito para o desenvolvimento do nosso estado e do Brasil. Expresso aqui meus sentimentos aos familiares e amigos”.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto, destacou que a trajetória de Cornélio Brennand está ligada ao desenvolvimento do Estado e Região.

“Expresso meu profundo pesar pelo falecimento do empresário Cornélio Brennand, cuja trajetória de vida está intimamente ligada ao desenvolvimento econômico de Pernambuco e do Nordeste. Discreto, cordial e com uma visão empreendedora singular, ele sempre será uma referência em se tratando de inovação, dedicação e geração de oportunidades. Que Deus conforte os corações de amigos, parentes e familiares”.

O presidente do Sindicato das Empresas do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar), Renato Cunha, destacou o papel do empresário no desenvolvimento industrial do país,

“O industrial Cornélio Brennand e a família Brennand tiveram um papel de destaque na vida industrial de Pernambuco e do Brasil, contribuindo de forma consistente para a modernização do setor. Uma atuação  fundamental no processo de diversificação de ofertas e substituição de importações, fortalecendo a indústria nacional ao suprir demandas do mercado interno e expandir as exportações. Esse legado se consolidou como parte integrante do desenvolvimento industrial do país. Nossos sinceros sentimentos à família e aos integrantes do Grupo Cornélio Breannand”.

A Oficina Francisco Brennand também se manifestou, destacando a importância de Cornélio para a preservação do legado cultural de seu irmão:

“Recebemos, com grande pesar, a notícia do falecimento de Cornélio Brennand, aos 96 anos, na manhã desta quarta-feira (5). Empresário, mecenas, colecionador, Seu Cornélio era irmão de Francisco Brennand e o maior apoiador da Oficina Francisco Brennand, tanto do ponto de vista pessoal, como através do Grupo Cornélio Brennand (GCB), nosso mantenedor.

Dono de profunda sensibilidade e com olhar apurado para as artes, Cornélio Brennand foi grande admirador e incentivador do trabalho de Francisco, ajudando a perpetuar a sua obra e seu legado inestimável para a cultura pernambucana. Também coube a ele, através do GCB, o papel de apoiar a criação e manutenção da Accademia, a pinacoteca do Instituto, inaugurada em 2003, a construção da Capela Imaculada Conceição, em 2006, e depois a construção do Memorial Ricardo Lacerda de Almeida Brennand, em 2017.

Somos profundamente gratos pelo seu apoio e, com respeito e solidariedade, expressamos os mais sinceros sentimentos a toda a família neste momento de dor. Que a memória de sua trajetória e legado traga conforto e força a todos.”

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.