Falta de alfabetização de crianças e adolescentes cresce no Brasil, segundo a Unicef

Por Jornal da USP

Dados do estudo Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil 2017-2023, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, mostrou que a não alfabetização saltou de 14% para 30% entre 2019 e 2023, além de quatro milhões de crianças e adolescentes que estão atrasados nos estudos e 619 mil em privação extrema de educação.

E, segundo a professora Carlota Boto, docente do Departamento de Filosofia da Educação e diretora da Faculdade de Educação (FE) da USP, apesar de crianças de sete anos ainda preferencialmente não serem caracterizadas como analfabetas, a pandemia foi um dos fatores que atrasaram a alfabetização.

“O aumento das taxas de analfabetismo das crianças de 7 a 10 anos é, em alguma medida, um efeito do processo de pandemia, porque essas crianças, no momento da pandemia, que tinham entre 5 e 6 anos, estavam, evidentemente, numa situação em que não podiam frequentar a escola. Portanto, elas tiveram problemas no processo de prontidão para a alfabetização”, esclarece a professora.

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Entretanto, Carlota ressalta que a pobreza é um problema multidimensional; dessa forma, outros fatores influenciam tais resultados. “Há intersecções, existem problemas de saneamento, de moradia, de acesso à informação, de água, de trabalho infantil, de renda, de insegurança alimentar, que, embora tenham diminuído na sua incidência, ainda impactam as crianças pequenas. Então, existem múltiplos fatores que precisam ser considerados.”

Poder público
Maneiras de recuperar tal atraso vem sido discutidas ao longo dos últimos anos e, segundo a professora, é essencial que o poder público aja não só para recuperar o atraso, como para suprir a privação da escola durante a pandemia.

“O investimento na educação, o investimento na qualidade do trabalho do professor, o investimento na formação dos professores, o investimento, portanto, no pagamento justo desses profissionais também atuam no sentido de contribuir para resultados mais efetivos de ensino. É necessário, evidentemente, que haja medidas voltadas especificamente para suprir essa privação de acesso à escolarização, essa privação que houve naquele momento da pandemia e que está trazendo consequências até hoje”, detalha.

Entretanto, a professora alerta que nem todo atraso educacional deve ser visto como consequência da pandemia, considerando a delicada e estrutural situação da educação brasileira. Além disso, a evolução processual do letramento é necessária para ser considerada na recuperação da educação, assim, segundo a professora, intensifica a importância e urgência na recuperação do atraso.

“Eu acho importante a gente ter como meta que as crianças estejam alfabetizadas até os sete anos de idade, mas a criança que não se alfabetizou até os sete anos de idade precisa ter a oportunidade de fazê-lo nos anos subsequentes, especialmente aos oito, por exemplo. Então, o ensino de nove anos aumentou um ano, mas esse um ano que foi ampliado corresponde justamente à necessidade que as escolas têm de estabelecer também elementos preparatórios para que seja processada a alfabetização aos sete anos. Então, é fundamental pensar na extensão das oportunidades para a criança que, eventualmente, não estiver plenamente letrada aos sete anos”.

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