Imóveis irregulares são demolidos em área protegida no bairro Colônia Santana, em São José

Uma ação coordenada pela Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), com apoio da Secretaria de Infraestrutura, Polícia Militar e da Guarda Municipal, demoliu três imóveis irregulares na tarde desta quarta-feira (5), na localidade conhecida como Morro do Caetano, no bairro Colônia Santana. As construções, que estavam vazias, ficam dentro de uma área de preservação ambiental.

O secretário adjunto da Susp, Michael Pedro Rosanelli, explica que os fiscais de Áreas Verdes constataram as construções no período da manhã, e ao longo da tarde foram demolidas. Ele destacou que a área em que foram construídos os imóveis faz parte de uma sobreposição de Unidades de Conservação da natureza, representando um valioso fragmento do ponto de vista ambiental.

Michael informa que, ao todo, há 15 pontos monitorados diariamente em áreas de preservação. “O objetivo é controlar o crescente número de construções irregulares em áreas públicas, de preservação e de áreas consideradas de risco em desconformidade com a legislação urbanística e ambiental vigente.”

Ele lembra que as ocupações irregulares representam também risco aos moradores, pois são construções realizadas em encostas, na maioria das vezes em áreas de preservação permanente. Além disso, crimes ambientais foram cometidos nos locais, tais como: supressão de vegetação, corte irregular de talude e parcelamento ilegal do solo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.