Veja as principais ações lançadas no Plano de Escoamento da Safra 2024/2025

Plano de escoamento da safra

Os valores destinados para a melhor logística da safra estarão concentrados no Arco Norte e no Corredor Sul/Sudeste. (Foto: Márcio Ferreira/Ministério dos Transportes)

O Ministério de Transporte prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões para reduzir custos logísticos ao longo de 2025, ampliando os aportes na infraestrutura. No ano passado, os corredores de grãos receberam R$ 3,6 bilhões para melhorias de rotas.

O anúncio foi feito durante o lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2024/2025. O evento contou com a participação dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Os recursos serão destinados, principalmente, a obras de recuperação e melhoria das rodovias federais, dentro do Novo PAC, com foco no Arco Norte e no Corredor Sul/Sudeste, áreas essenciais para o escoamento da safra.

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As rodovias que compõem o chamado Arco Norte terão um reforço nos investimentos, que passarão de R$ 2 bilhões para R$ 2,6 bilhões. Entre as principais entregas previstas para este ano, estão:

  • Início das operações da Transnordestina (Bela Vista/PI – Iguatu/CE)
  • Travessia Urbana de Jaru, na BR-364/RO
  • Ponte entre Estreito e Aguiarnópolis, na BR-226/TO/MA
  • Pavimentação Cocos – Div. BA/MG na BR-135/BA
  • Ponte de Xambioá/TO – São Geraldo do Araguaia/PA na BR-153/TO/PA

Para o Corredor Sul/Sudeste, será destinado um total de R$ 1,9 bilhão para a melhoria do sistema viário. Entre as principais obras previstas, destacam-se:

  • Implantação de 9 Viadutos/Interseções na Rumo Malha Paulista e MRS
  • Acesso ao Porto de Capuaba na BR-447/ES
  • Duplicação de 87 km entre Cuiabá e Sinop na BR-163/MT
  • Duplicação entre Navegantes e Gaspar na BR-470/SC
  • Duplicação de 46 km entre Soledade e Lajeado na BR-386/RS

Leilões

Para fortalecer a infraestrutura de escoamento, o Ministério dos Transportes planeja realizar nove leilões em corredores rodoviários estratégico em 2025, totalizando 5.517 quilômetros de melhorias e um investimento estimado em R$ 91,4 bilhões.

Além disso, está prevista a concessão de 1.708 quilômetros de ferrovia, com investimentos de R$ 99,7 bilhões, ampliando a competitividade do transporte de cargas no país.

“O Brasil realizou pouquíssimos leilões ferroviários nos últimos 40 anos e, neste ano, enfrentaremos o desafio de realizar um leilão de ferrovias e aumentaremos a participação do modal ferroviário no país. O Brasil está crescendo e estamos prontos”, concluiu Renan Filho.

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