Canadá anuncia que os EUA suspenderão tarifas de 25% por 30 dias

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, revelou nesta segunda-feira, 3, que, depois de conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, os EUA suspenderão por 30 dias a implementação de tarifas de 25%, cuja entrada em vigor estava prevista para terça-feira.

No sábado, 1º de fevereiro, Trump anunciou tarifas de 25% sobre a maioria dos produtos importados de México e Canadá. As importações chinesas também terão sobretaxa de 10%. Os itens de energia do Canadá, como petróleo, teriam tarifa reduzida de 10%.

Trump diz que impôs a medida para forçar os outros países a combater a imigração ilegal e o tráfico de fentanil, associado a cartéis mexicanos e à produção de substâncias químicas na China. Atualmente, Canadá, México e Estados Unidos integram o tratado USMCA, de livre comércio entre os três.

Nesta segunda, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, fez um anúncio de acordo Trump que também adia as tarifas impostas ao país em 30 dias. Ela disse que teve uma conversa “produtiva” com Trump e que os Estados Unidos se comprometeram a combater o envio de armas de grosso calibre ao crime organizado do México.

Minutos depois, Trump confirmou o adiamento. “Acabei de falar com a presidente Claudia Sheinbaum, do México. Foi uma conversa muito amigável, na qual ela concordou em fornecer imediatamente 10 mil soldados mexicanos na fronteira entre o México e os Estados Unidos”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social. “Esses soldados serão especificamente designados para interromper o fluxo de fentanil e imigrantes ilegais em nosso país”, continuou.

O México é atualmente o maior fornecedor de bens para os Estados Unidos. Nos primeiros 11 meses de 2024, foram enviados US$ 466,6 bilhões em mercadorias, ou 15,6% do total de importações dos EUA.

Efeitos das tarifas

As novas tarifas comerciais dos Estados Unidos contra Canadá, México e China, propostas por Trump, deverão elevar preços nos EUA e ter impactos mais profundos na América do Norte.

Atualmente, cerca de 80% das exportações de Canadá e México vão para os Estados Unidos. As exportações para os EUA respondem por 40% do PIB mexicano. Do outro lado, segundo um estudo do Peterson Institute, as importações do Canadá e do México para os Estados Unidos representaram 3,3% do PIB americano em 2023. Com isso, o impacto direto nos preços nos EUA seria de 0,8%.

Além disso, o Peterson Institute estima que haveria um efeito de mais 0,4% na alta de preços porque as empresas que produzem nos EUA poderão subir ainda mais daquilo que é cobrado do cliente final, já que haverá menos competição com itens estrangeiros. No final, o impacto total seria de 1,2%.

“O problema político para o presidente Trump não seria tanto o pequeno aumento nos preços gerais, mas altas em mercadorias de destaque, como gasolina nos postos em alguns lugares, algumas marcas de carros, abacates e tomates”, diz o estudo.

*Com EFE. 

++ Notícias

  • Canadá segue México e também anuncia acordo com Trump para suspender tarifas por 30 dias

  • Em resposta a Trump, Canadá anuncia tarifas de 25% sobre produtos dos EUA

  • Canadá anuncia tarifas de 25% sobre produtos dos EUA em resposta a medidas de Trump

  • Tarifas de Trump: Canadá alerta que EUA vão depender de petróleo da Venezuela

  • Novas tarifas sobre Canadá, China e México poderão gerar alta de 1,2% nos preços nos EUA

O post Canadá anuncia que os EUA suspenderão tarifas de 25% por 30 dias apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.