Cyro Terra é reeleito procurador-geral de Justiça de Goiás

O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra, foi reeleito para o cargo para o biênio 2025-2027. Cyro teve 282 votos contra 215 da promotora de Justiça Alice de Almeida Freira. A votação foi realizada pelo sistema de votação eletrônica do Ministério Público de Goiás e abrangeu as 118 comarcas espalhadas pelos 246 municípios. Agora, cabe a escolha do governador Ronaldo Caiado (UB), que deve reconduzir Cyro ao cargo.

O procurador-geral de Justiça é a mais alta autoridade do Ministério Público em âmbito estadual. Ele é responsável por chefiar e coordenar as atividades do órgão, que tem como missão defender os interesses coletivos e garantir o cumprimento da Lei. Sua atuação é fundamental para assegurar a independência do Ministério Público na fiscalização dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O cargo é ocupado por um membro de carreira do MP e é escolhido por meio de uma lista tríplice elaborada pelos próprios promotores e procuradores de Justiça, sendo a nomeação feita pelo governo do Estado.

Entre as atribuições do procurador-geral de Justiça estão o encaminhamento de Ações Diretas de Inconstitucionalidade ao Tribunal de Justiça do Estado, a representação judicial e extrajudicial do Ministério Público e o controle da atuação de promotores em processo de relevância pública. Além disso, o PGJ desempenha papel estratégico em questões que envolvem os direitos humanos, o meio ambiente, a infância e juventude, a probidade administrativa e o combate à corrupção e a organizações criminosas.

O Procurador-geral também desempenha um papel político-administrativo, participando de discussões legislativas e dialogando com os chefes dos demais poderes sobre projetos de lei que impactam no cotidiano da sociedade. Essa figura, no entanto, não se limita à supervisão e representação, é também um articulador entre os promotores de Justiça e a comunidade, garantindo que a atuação do Ministério Público esteja alinhada com as demandas da população e dos princípios constitucionais.

Cyro Terra

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1994, Cyro Terra Peres ingressou no Ministério Público em agosto de 1995. Atuou no interior do Estado de Goiás como promotor de comarcas em municípios como Mozarlândia e Rubiataba. Na Capital, Peres foi responsável pelo Tribunal do Júri na maior parte da sua carreira, além de ser titular da promotoria de combate à violência doméstica. “A função primordial do Ministério Público é defender a sociedade, nós temos autonomia e independência para exercer essa função de defesa da sociedade”, diz.

Cyro aponta que umas das principais conquistas do Ministério Público durante seu mandato é a atuação na área criminal, em especial no combate ao crime organizado e facções criminosas. “Temos o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que tem realizado operações para combater as facções criminosas, tráfico de drogas e corrupção. Nesses primeiros dois anos nós criamos dois Gaeco regionais, em Rio Verde e no Entorno de Brasília, além do cybergaeco, que é responsável pelo combate de crimes pela internet e redes sociais”, relata.

O procurador-geral de Justiça foi responsável pelo pedido de intervenção estadual na área de saúde de Goiânia devido ao colapso vivido na cidade no final do ano passado. “Vamos capacitar, manter e aumentar grupos especializados em investigações. Também quero investir em inteligência e na capacidade de tecnologia, utilizando inteligência artificial para garantir maior agilidade no atendimento da população”, explica. Ele destaca ainda a criação de um centro de auto composição de conflitos do Ministério Público de Goiás com uma série de mecanismos, como acordos de não persecução penal, termos de ajustamento de conduta, entre outros, para garantir maior agilidade nos processos.

Leia também

Candidatos a Procurador-Geral de Justiça de Goiás falam sobre propostas para fortalecer o MP

O post Cyro Terra é reeleito procurador-geral de Justiça de Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.