Jogos Pan-Americanos de 2031 podem estimular a infraestrutura do RJ

No último sábado (1), a organizadora dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2031, a PanAm Sports, confirmou as candidaturas de Assunção, capital paraguaia, e do Rio de Janeiro e Niterói para sediar o evento. A partir da candidatura uma série de propostas do conjunto brasileiro no que se refere à infraestrutura podem sair do papel, em caso de vitória. O governo Lula tem apoiado a iniciativa e será crucial para que os projetos recebam os aportes financeiros necessários.

Dentre as principais propostas constam a despoluição da Baía de Guanabara e a implantação da Linha 3 do Metrô para ligar as cidades.

As ideias constam no projeto de candidatura apresentado à Assembleia Geral do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Agora Eduardo Paes (PSB), prefeito do Rio, e Rodrigo Neves (PDT), prefeito de Niterói, querem utilizar estas e outras propostas do documento, que ainda será mais bem detalhado neste mês, para atrair investimentos e mudar a realidade das cidades.

Leia mais: Bolsa Atleta comemora 20 anos com recordes e vira motor de vitórias brasileiras

A despoluição da Baía de Guanabara é uma missão que atravessa décadas, inclusive era uma das propostas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Conforme colocado, o local passa por uma despoluição gradativa que previa o tratamento de 90% do esgoto das 27 cidades atendidas pela empresa Águas do Rio até 2033, conforme o Marco Legal do Saneamento. Para atender ao projeto do Pan, este prazo seria antecipado em dois anos, em 2031, quando os jogos ocorrem.

Como este é um projeto que envolve o governo estadual, os prefeitos contam com a participação do governador Cláudio Castro (PL) para acelerar a despoluição.

Mesmo caso da ampliação do metrô, que hoje só atende a capital, mas foi idealizado no final dos anos 60 para chegar até outras cidades da Região Metropolitana. Com a candidatura conjunta, novamente, volta-se a debater o projeto, com um estudo de viabilidade encomendado.

“Vamos poder dar muito foco no esporte e no legado também, entregando a linha 3 do metrô”, disse Eduardo Paes.

O projeto consiste em uma linha que atravessa a Baía de Guanabara por um túnel submerso, ligando Rio e Niterói e chegando até São Gonçalo. A mobilidade entre as cidades é uma das exigências do COB e, consequentemente, o planejamento será apresentado à PanAm, assim como toda a proposta para investimentos necessários, para instalações e contrapartidas para os cidadãos.

Outra grande obra que deve ocorrer é a construção da vila Pan-Americana na Zona Portuária do Rio, lugar estratégico, pois já ficaria mais próxima de Niterói.

Uma situação que pesa a favor da candidatura do Brasil são as infraestruturas esportivas que já existem no Rio, que sediou grande eventos nas últimas décadas, como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 e o próprio Pan e Parapan de 2007.

A candidatura de Rio e Niterói foi confirmada pelo COB após a desistência da cidade de São Paulo.

O anúncio sobre a escolha da sede deve acontecer em agosto.

O post Jogos Pan-Americanos de 2031 podem estimular a infraestrutura do RJ apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.