Presidente do PT defende debate sobre apoio do partido a Raquel

Por Ryann Albuquerque
Do Blog da Folha

O presidente do PT em Pernambuco, Doriel Barros, defendeu, nesta segunda-feira (3), a necessidade de reavaliar a posição do partido no Estado em relação ao Governo Raquel Lyra. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Folha FM 96,7 e ocorre em meio às discussões sobre um possível apoio do partido à governadora, que tem se aproximado do Governo Federal. No PT, há lideranças que já apoiam Campos, como a senadora Teresa Leitão.

O debate dentro do partido foi impulsionado por declarações do deputado estadual João Paulo (PT), que defende que a sigla adote uma postura independente em relação ao governo estadual, em vez de manter a oposição declarada. Doriel se mostrou receptivo ao posicionamento do correligionário e destacou que o foco do partido deve ser garantir que as políticas públicas cheguem à população.

Leia mais

“Não fizemos ainda essa discussão, mas sou simpático à fala de João Paulo. E olha que quem está falando aqui seguiu fielmente a orientação do partido. Votei com Danilo para governador, rodei o estado inteiro pedindo voto e perdemos a eleição. Com Marília também, e perdemos. O que o povo quer é que as políticas públicas cheguem até eles. Eles não estão preocupados se o PT está numa posição de oposição, eles querem que os deputados ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Doriel.

O presidente do PT-PE reforçou que o partido ainda não tomou nenhuma decisão sobre as eleições de 2026 e que qualquer definição só ocorrerá após amplo debate interno. “O que estamos discutindo agora é o que o PT precisa fazer neste momento. Como o PT vai ajudar para que as ações do governo federal cheguem a Pernambuco? Vamos dialogar com Raquel sobre os problemas do Estado”, pontuou.

PT e Raquel Lyra
Doriel Barros destacou que, apesar de ter sido eleita sem manifestar apoio a Lula ou Bolsonaro em 2022, Raquel Lyra tem mantido um bom relacionamento com o Governo Federal e reconhecido a importância do presidente para Pernambuco.

“Durante seu trabalho, ela vem mostrando total apoio ao governo Lula. Tem apoiado todas as iniciativas que buscou junto ao presidente, obras, investimentos, e tem reconhecido a importância de Lula para o Estado. Nós, parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco, temos buscado contribuir naquilo que a governadora envia como projeto de lei e que seja importante para Pernambuco”, explicou Doriel.

O presidente do PT em Pernambuco ainda defendeu um posicionamento claro da governadora em relação à sua sigla partidária, uma vez que o PSDB faz oposição ao governo federal. “Eu acho que ela deve se posicionar. Ela tem que sair do partido dela, porque o PSDB é oposição. Ou o partido muda de posição, ou ela sai do partido para poder defender esse apoio a Lula”, declarou.

Nos bastidores, há articulações para a fusão entre PSDB e PSD, o que poderia facilitar um alinhamento de Raquel Lyra com o governo Lula, caso a governadora passe a integrar um partido da base governista. Essa mudança pode impactar o cenário político de Pernambuco e influenciar a decisão do PT sobre um possível apoio a Raquel nas eleições de 2026.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.