Tarifaço de Trump pode trazer boas notícias para a inflação americana em um segundo momento, diz analista

A imposição de tarifas ao Canadá, México e China por parte dos Estados Unidos (EUA) abalou a abertura dos mercados nesta segunda-feira (3). Para João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, as medidas podem afetar o consumo americano, retraindo a economia e, consequentemente, ajudando a segurar a inflação.

“Uma eventual desaceleração da economia americana não deveria ser vista como negativa. Talvez isso tenha um propósito até maior do Trump, de como frear a economia sem que ele afete a narrativa para o mercado interno”, disse Piccioni, em entrevista ao Giro do Mercado.

  • VEJA MAIS: depois da surpresa do DeepSeek, qual a estratégia de Trump para avançar na corrida da IA?

Entretanto, o analista ressalta que essa perspectiva trata-se de uma análise que considera um segundo momento. De imediato, o país deve sentir algum impacto nos índices de preços, mas não na mesma proporção das tarifas.

“O primeiro impacto é negativo para os mercados, estamos vendo reações em todos os segmentos. Alguns deles, de certa forma, tendem a sofrer mais com retaliações, como por exemplo, como a Europa pode retaliar os serviços das Big Techs”, afirmou o analista.

Na visão de Picconi, uma eventual retaliação das grandes empresas de tecnologia é capaz de trazer fatores negativos para os países que optarem por isso, como aumento de preços dos serviços. O setor de consumo também deve sofrer com novas tarifas.

Vale ressaltar que as lideranças governamentais dos países vizinhos se manifestaram ao longo da manhã. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou um acordo com Trump para pausar tarifas durante um mês. Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense deve conversar com Trump ainda hoje.

O especialista João Picconi ainda comentou sobre o desempenho de commodities no mercado doméstico e detalhou suas perspectivas para os próximos meses. Para assistir o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no Youtube.

  • CONFIRA: o diário dos 100 primeiros dias de Trump de volta à Casa Branca

++ Notícias

  • Memecoin Official Trump (TRUMP) despenca 20% após tarifaço do presidente dos Estados Unidos; queda chega a 36% no mês

  • Após confirmar tarifaço para Canadá, México e China, Trump fala em impor medida à Europa

  • Tarifaço de Trump: Taxa de 25% para Canadá e México passa a valer a partir deste sábado (1)

  • ‘Tarifaço’ de Trump: China contestará tarifas de 10% dos EUA à OMC e tomará ‘contramedidas’

  • ‘Tarifaço’ de Trump derruba mercados; o que esperar do Ibovespa nesta segunda (3)

O post Tarifaço de Trump pode trazer boas notícias para a inflação americana em um segundo momento, diz analista apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.