Starmer rechaça retorno do Reino Unido à UE, mas defende laços estreitos com a Europa

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, rechaçou neste domingo a possibilidade de o Reino Unido retornar à União Europeia (UE), ressaltando que isso foi “decidido” em um referendo, mas defendeu um relacionamento próximo com o bloco comunitário.

Starmer fez essas declarações à imprensa ao receber o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em sua residência de campo em Chequers, nos arredores de Londres, para discutir a guerra na Ucrânia, o novo relacionamento com a UE e a situação no Oriente Médio.

“Desde que me tornei primeiro-ministro, tenho sido muito claro que quero ‘resetar’ a relação entre o Reino Unido e a UE. Isso não significa um retorno à União Europeia: realizamos um referendo aqui (em 2016) sobre isso e a questão está resolvida. Mas eu quero ver um relacionamento mais estreito em matéria de defesa e segurança, energia, comércio e economia, e é nisso que estamos trabalhando”, disse Starmer.

O encontro com Scholz ocorre três semanas antes das eleições alemãs e um dia antes do jantar informal do qual Starmer participará na segunda-feira com os líderes do Conselho Europeu em Bruxelas, onde serão discutidas medidas para aproximar o Reino Unido e a UE.

O primeiro-ministro britânico, que chegou ao poder em julho do ano passado, acrescentou que melhorar os laços entre as duas partes é “a melhor coisa para o Reino Unido, penso que é a melhor coisa para a UE e espero que nos últimos sete meses tenha havido uma clara diferença na abordagem, no tom e no relacionamento”.

Starmer também disse que está animado para o jantar de segunda-feira em Bruxelas e por um “restabelecimento mais ampla das relações entre o Reino Unido e a UE”, enquanto Scholz afirmou que sua visita a Chequers representava “um bom sinal para as excelentes relações entre nossos dois países e, na verdade, entre nós dois”.

Starmer agradeceu ao chanceler alemão por viajar ao Reino Unido para esta “reunião importante, principalmente quando se está no meio de uma campanha eleitoral”.

“Quando assumi o cargo de primeiro-ministro, sete meses atrás, estava determinado a fortalecer o relacionamento entre nossos dois países, que já era muito bom, mas pensei que poderia ser mais forte em várias frentes”, comentou.

Starmer admitiu que o Reino Unido e a Alemanha têm uma visão “comum” sobre questões e desafios atuais, incluindo a guerra na Ucrânia após a invasão da Rússia, e relatou que os dois países fizeram “grande progresso” em matéria de ciência e tecnologia.

Os dois líderes almoçaram em Chequers, uma mansão em Buckinghamshire, e fizeram uma caminhada pelos jardins da propriedade

++ Notícias

  • Reino Unido se torna primeiro país a criar leis contra abuso infantil gerado por IA

  • Presidente do Santos confirma retorno de Neymar ao clube

  • Retorno de Neymar ao Santos deve atrair marcas e impulsionar negócios, afirmam especialistas

  • Mercado Livre faz entrega especial para Neymar em retorno ao Brasil

  • Selic a 13,25%: Fundos imobiliários com retorno de dividendos de até 20,84%

O post Starmer rechaça retorno do Reino Unido à UE, mas defende laços estreitos com a Europa apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.