Ventania em Brasília derruba estrutura metálica no Congresso

Pedaços do gesso do teto de uma sala da Universidade de Brasília (UnB) caindo e tapumes de obras da Câmara dos Deputados sendo levados pelo vento são algumas das imagens dos estragos causados pelo vento e a chuva no Distrito Federal, na tarde desta sexta-feira (31). No Anexo I da Câmara, na Praça dos Três Poderes, por pouco uma pessoa não foi atingida (veja vídeo abaixo).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a chuva e os ventos continuem no fim de semana.

No Campus Gama, da Universidade de Brasília (UnB), um pedaço do teto de uma sala caiu na cabeça de aluno. Segundo a UnB, estudante não se feriu.

Leia mais

O que diz a Câmara dos Deputados

“A obra no espelho d’água do Anexo I é parte do objeto do Contrato 206/2023, que visa adequar o sistema de prevenção e combate a incêndio, com a instalação de sistema de pressurização da escada e obras civis, elétricas e hidráulicas para adequar a reserva técnica de incêndio e a casa de máquinas do sistema de combate a incêndios.

Os tapumes que cederam e voaram com a ventania e a chuva eram usados para cercar a parte menor do espelho d’agua, onde ocorrem as obras. Como os trabalhos de demolição já foram encerrados, não será adotado o mesmo tipo de tapume. Hoje mesmo, após esse evento, foi instalada uma barreira com tela de polietileno, afastada da borda do espelho d’água.”

O que diz a UnB

“A Universidade de Brasília tomou ciência da queda de parte do forro do teto de uma das salas da Universidade de Brasília – Faculdade do Gama, hoje(31) por volta das 13h30. O incidente foi causado por uma forte ventania, canalizada entre o forro de gesso e o teto do edifício. Apesar do susto, não houve feridos. A aula já estava sendo finalizada e o local está sendo reparado”.

Do g1.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.