A Prefeitura de São José e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) realizaram a entrega de mais uma rodada de títulos, por meio do Programa Lar Legal, no Centro Multiuso.
Foram beneficiadas 170 famílias dos loteamentos: Renata, do bairro Serraria; Vila Formosa, localizado em Forquilhas, loteamento Natividade, no bairro Potecas e loteamento Orlando Coelho, também em Forquilhas.
Cibele Floriano Endreli foi uma das beneficiárias dos títulos. A mulher de 47 anos é moradora do loteamento Orlando Coelho há dez anos, quando comprou a casa em um contrato de compra e venda. Conta que haviam recebido promessas de regularização há anos atrás, mas foi na atual gestão que conseguiu a regularização.
Dessa vez a gente acreditou que a regularização seria possível, pela organização da Prefeitura nesta área. A equipe foi na nossa casa, tomou café conosco e parecia que eram pessoas que nós conhecíamos há anos, explica.
As famílias precisavam desse vínculo de segurança. Esse olho no olho, para não ser algo apenas burocrático. Na Assistência Social usamos uma frase que explica a abordagem da secretaria de Regularização Fundiária: Nada sobre eles, sem eles. Ou seja, permitir que as pessoas também participem do processo, explica a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani.
Solenidade
Um dos destaques da noite foi a entrega do loteamento Orlando Coelho, local que estava irregular há mais de 30 anos, na comunidade do Alto Forquilhas. Com o passar dos anos, a região recebeu melhorias e infraestrutura. Mas, ainda precisava do reconhecimento do parcelamento do solo, para garantir as matrículas aos moradores.
Iniciado em 2007 pelo Município, o processo estava em descrédito com a comunidade por pequenos detalhes que demandam da organização do município, mas agora com a força tarefa da Prefeitura e Tribunal de Justiça teve um desfecho feliz as famílias, afirma o secretário de Regularização Fundiária, Rubens Pereira Júnior.
O desembargador Selso de Oliveira, coordenador estadual do Programa Lar Legal, também acrescenta que o fato de haver uma equipe especializada para atender a demanda habitacional, colabora com o processo de regularização das famílias.
O Programa Lar Legal é mais uma ferramenta que as prefeituras têm para encaminhar e resolver essa problemática da comunidade. Aqui a gente sabe que tem uma equipe que é muito dedicada e isso faz uma diferença muito grande na vida das pessoas, pontua.