“América, eu dei meu melhor a você”, diz Biden em início de despedida da Presidência

O presidente Joe Biden encerrou a primeira noite da convenção democrata, e iniciou a sua despedida da política, de maneira enérgica. Em um discurso cerca de uma hora, o democrata elencou as conquistas de seu mandato e passou o bastão para Kamala Harris e Tim Walz como aqueles que darão continuidade ao seu trabalho.

“América, eu dei o meu melhor a você”, disse, citando o trecho de uma música. “Eu cometi muitos erros na minha carreira, mas dei meu melhor a vocês”.

Ao entrar no palco, Biden foi ovacionado pelo público, e precisou esperar uns minutos até que conseguisse começar a falar. A plateia, formada por milhares de delegados do partido, entoou frases como “nós amamos Joe” e “obrigada, Joe” em diversos momentos. Uma espécie de cartaz, semelhante a um bastão, com a frase “nós <3 Joe” foi distribuída para o público, formando um mar no United Center, em Chicago, que sedia o evento.

Leia mais

“Eu fui chamado de muito novo para ser senador, e muito velho para continuar a ser presidente, mas quero que saibam o quão grato eu sou a vocês. Eu estou mais animado com o futuro hoje do que quando fui eleito pela primeira vez ao Senado”, disse o presidente.

Biden relembrou o cenário do país quanto tomou posse, há quatro anos, após uma tentativa de reverter a derrota na eleição pelo então presidente, Donald Trump.

“Era um inverno de perigos e possibilidades”, disse. “Agora é verão, o inverno passou, e com um coração grato eu posso dizer a vocês nesta noite de agosto que a democracia prevaleceu. A democracia entregou resultados, e agora a democracia precisa ser preservada”.

“Eu prometo ser o melhor voluntário de campanha que Kamala e Walz já viram”, afirmou. Ele disse ainda que tem cinco meses ainda de mandato, e que tem muito a cumprir.

O presidente destacou as conquistas de seu mandato, como a Lei para Redução da Inflação e a Lei para Infraestrutura. Ele relembrou que foi o primeiro presidente a visitar um piquete, e disse que batalhou pela classe média.

“Eu prometi ser um presidente de todos os americanos, tendo você votado em mim ou não. E eu fiz isso. As principais leis que aprovamos beneficiaram mais estados republicanos do que democratas”, disse. “Nós tivemos os mais extraordinários quatro anos de progresso, ponto final” afirmou, emendando rapidamente: “quando eu digo nós, eu digo eu e Kamala”.

Por vezes, ele respondeu “obrigada, Kamala” ao público que entoava “obrigada, Joe”.

Biden não deixou de falar mesmo dos pontos fracos de seu mandato, economia e imigração. Ele disse que a inflação está caindo e que criou um número recorde de empregos. O presidente também culpou Trump pelo fracasso de um acordo bipartidário no Congresso sobre a fronteira, derrotado após o empresário orientar senadores republicanos a rejeitarem a lei.

Da Folha de São Paulo.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.