Ranilson Ramos: Uma vida dedicada ao desenvolvimento social e econômico de Pernambuco

Do Blog Marcelo Damasceno

Em 1982, o sertanejo Ranilson Ramos era eleito com expressiva votação para a câmara municipal de Petrolina. Cumpriu esse mandato, de 1983 a 1986, exercendo a presidência da casa Plínio Amorim no biênio 1985/1986.

Como vereador e liderança política de Petrolina, Ranilson Ramos tocou importantes projetos de lei que fortaleceram atividades sociais e do desporto petrolinense. Com suas ligações profundamente afetivas com o Palmeiras Esporte Clube no tradicional bairro Atrás da Banca, além do seu empenho pessoal em dar visibilidade e destaque histórico com muita robustez à festa de centenário do jurista, deputado federal e jornalista, Manoel Francisco de Souza Filho, nome do fórum da cidade e importante avenida urbana.

Eleito deputado estadual em 1986 por Pernambuco, Ranilson Ramos interrompeu seu mandato de vereador que se estenderia até 1988.

Leia mais

Em 1989, Ranilson Ramos foi relator do capítulo sobre tributação na Assembleia Legislativa de Pernambuco para a Constituição deste Estado. Sua relatoria até hoje tem sido reconhecida, entre seus pares daquele ciclo político, como fundamental na condução econômica de Pernambuco quanto a condução tributária em contextos aos encargos sociais e racionalidade econômica nas atividades de pequenas e grandes empresas nos 184 municípios pernambucanos.

Hoje, Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco onde foi presidente no biênio 2022/2023, Ranilson Ramos é formado em Economia e estudioso da política que rege o desenvolvimento dos municípios a partir de suas vocações econômicas e sociais aliadas a um esboço tributário. Em tempos de escassez no universo político de perfis públicos, Ranilson Ramos é uma referência para o debate social pernambucano. Da vocação e tenacidade política que tanto se fazem necessárias nesses dias de incredulidade eleitoral em currículos da cidadania.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.