Chanceler convida presidente de Cuba para a Cúpula Brasil-Caribe

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esteve em Havana, capital de Cuba, no último dia 24, em agendas no contexto da preparação da Cúpula Brasil-Caribe. Na oportunidade, o chanceler brasileiro esteve com o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, para convidá-lo, a pedido do presidente Lula, para a Cúpula, marcada para acontecer em Brasília, em junho.

Na sua viagem, Vieira ainda passou por seis países da Comunidade do Caribe (CARICOM), se encontrou com autoridades e organizações internacionais. Ele esteve em:

  • Trinidad e Tobago, com o ministro de Negócios Estrangeiros e CARICOM Amery Browne e a Secretária-Geral da Associação de Estados do Caribe (AEC), Noemí Espinoza;
  • Granada, com o chanceler Joseph Andall;
  • Barbados, com a primeira-ministra, Mia Mottley, com o chanceler Kerrie Symmonds, e o novo presidente do Banco de Desenvolvimento do Caribe, Daniel Best;
  • Antígua e Barbuda, com o primeiro-ministro Gaston Browne e o chanceler Chet Greene;
  • Jamaica, com a chanceler Kamina Johnson Smith;
  • Bahamas, com o primeiro-ministro, Philip Davis.

Vieira tratou de assuntos bilaterais com as autoridades, realizou os convites para a Cúpula e estreitou relações com os países, sempre acompanhado dos embaixadores brasileiros.

Cuba

Após realizar um roteiro por seis países do CARICOM em quatro dias, o ministro Mauro Vieira desembarcou em Cuba – país apenas observador na Comunidade do Caribe.

Na ilha, o chanceler esteve acompanhado do embaixador do Brasil em Havana, Christian Vargas. Eles foram recebidos pelo presidente Díaz-Canel, na sexta (24). Além do convite para o encontro de líderes convocado por Lula, o ministro tratou sobre diversificação do fluxo comercial entre os países e de cooperação no que tange desastres naturais, uma vez que Cuba enfrentou recentemente os furacões Oscar e Rafael e um terremoto. Nesse sentido, também foi feito o convite para que as autoridades participem da Conferência do Clima (COP30), que acontece no Brasil em novembro.

Díaz-Canel destacou o encontro nas suas redes:

Em seguida, Vieira esteve com o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, em uma reunião ampliada de trabalho. Na ocasião debateram os efeitos das mudanças climáticas para Cuba e para os países do Caribe. Rodríguez agradeceu a solidariedade do governo e do povo brasileiros por ocasião do terremoto e da passagem do furacão Rafael pelo país, no final de 2024, divulgou o governo brasileiro.

Segundo a chancelaria cubana, Viera transmitiu a mensagem de solidariedade do presidente Lula em apoio à Revolução Cubana e ratificou a condenação ao bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos praticam contra o país, como também reiterou a exigência pela exclusão de Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo.

Leia mais: Novos associados do BRICS, Cuba e Bolívia reforçam o Sul Global

Além disso, “ambos ministros reconheceram a necessidade de fortalecer os mecanismos de integração regional na América Latina e no Caribe, destinados a promover o desenvolvimento sustentável, a cooperação e a solidariedade dos povos, especialmente no âmbito da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos)”, destaca nota.

Cúpula Brasil-Caribe

Está programado para o dia 13 de junho, em Brasília, a Cúpula Brasil-Caribe. Ela acontecerá na sequência da reunião da junta de governadores do Banco de Desenvolvimento do Caribe, entre os dias 9 e 12 de junho, também na capital federal.

O Brasil preside o Conselho de Governadores do Banco de Desenvolvimento do Caribe, com mandato que se encerra com a reunião.

Conforme o Ministério de Relações Exteriores, Brasil e Caribe possuem longa trajetória de cooperação, sendo que em 2023 o fluxo de comércio do Brasil com os países visitados por Vieira foi equivalente a US$ 1 bilhão.

O post Chanceler convida presidente de Cuba para a Cúpula Brasil-Caribe apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.