Lula quer reduzir alíquotas dos produtos para baixar preços dos alimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a realização de uma análise dos preços no mercado internacional e nacional para posterior redução da alíquota de importação de produtos a fim de contribuir com redução do custo da alimentação no país.

De acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, essa decisão é um dos encaminhamentos da reunião de quatro horas nesta sexta-feira (24), no Palácio do Planalto, com o presidente e ministros da área para debater ações que possam contribuir com a diminuição do preço dos alimentos no país.

O encontro também definiu políticas agrícolas e recursos já existentes nas pastas da Agricultura e Pecuária, e do Desenvolvimento Agrário, com “foco maior no estímulo da produção dos produtos que fazem parte da cesta básica”.

Leia mais: Governo se articula para reduzir o preço dos alimentos

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse ainda que o governo não cogita medidas heterodoxas como tabelamento e congelamento de preços para buscar esse objetivo.  

“Nenhuma medida heterodoxa será adotada. Não haverá congelamento, tabelamento, subsídio, fiscalização, rede estatal de supermercados. Isso nunca foi apresentado e não será analisado pelo governo”, disse.

Costa afirma que o estudo para reduzir alíquotas de importação de produtos pretende viabilizar a venda com preço igual ou menor no mercado interno.

“Além disso, também iremos dialogar com atores do mercado, que é onde o preço se realiza, como produtores; redes de supermercados; e frigoríficos pequenos, grandes e médios; para somarmos esforços focados no estímulo da produção”, explica o ministro.

“Se apresentou uma influência muito forte de preços que os economistas chamam de commodities. Café, soja, milho, laranja, preços que são definidos no mercado internacional. Em vários desses produtos, se constatou uma subida, a exemplo do café”, destaca.

O titular da Casa Civil diz ainda que a convicção do governo brasileiro é de que os preços se formam no mercado, não são produzidos artificialmente.

“Seja no mercado internacional, que no caso tem uma relação muito forte com as commodities, seja com relação ao valor do dólar que também influencia os preços”, avalia.

O post Lula quer reduzir alíquotas dos produtos para baixar preços dos alimentos apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.