Trump diz que pode fazer acordo comercial com a China e chama conversa com Xi de “amigável

donald-trump-xi-jinping

Os líderes das duas maiores economias do mundo discutiram questões como TikTok, comércio e Taiwan no início da semana. (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que sua conversa com o presidente da China, Xi Jinping, na semana passada, foi amigável e que ele acredita que pode chegar a um acordo comercial com o gigante asiático.

Os líderes das duas maiores economias do mundo discutiram questões como TikTok, comércio e Taiwan em um telefonema antes de Trump tomar posse na segunda-feira (20).

Desde que assumiu o cargo, Trump tem falado sobre uma tarifa punitiva de 10% sobre as importações chinesas porque, segundo ele, o fentanil está sendo enviado da China para os EUA via México e Canadá.

  • SAIBA MAIS: Quais são as perspectivas para as criptomoedas em 2025? Entenda o que esperar para o Bitcoin e outros ativos em um e-book gratuito criado pelo Seu Dinheiro, portal parceiro do Money Times

Entretanto, ele não impôs imediatamente as tarifas quando tomou posse, como havia prometido durante sua campanha eleitoral. Trump também tem ameaçado impor tarifas contra União Europeia, México e Canadá.

“Tudo correu bem. Foi uma conversa boa e amigável”, disse Trump sobre sua ligação com Xi em uma entrevista à Fox News exibida na noite de quinta-feira (23).

“Eu posso fazer isso”, disse Trump na entrevista quando perguntado se ele pode fazer um acordo com a China sobre práticas comerciais justas.

Trump disse que preferiria não usar tarifas contra a China, mas chamou as tarifas de um “poder tremendo”.

“Mas temos um poder muito grande sobre a China, que são as tarifas, e eles não as querem, e eu preferiria não ter que usá-las, mas é um poder tremendo sobre a China”, acrescentou Trump.

++ Notícias

  • Guerra comercial EUA e China: Por que Brasil pode sair prejudicado pelas medidas protecionistas de Trump

  • China responde ameaça tarifária de Trump ao dizer que ‘ninguém ganha em uma guerra comercial’

  • Guerra comercial entre Trump e China: como o agro brasileiro ganha ou perde

  • Lula cumprimenta Trump por posse e diz esperar manter parceria comercial entre Brasil e EUA

  • Wall Street sobe com atenções voltadas para política comercial de Trump

O post Trump diz que pode fazer acordo comercial com a China e chama conversa com Xi de “amigável apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.