Raquel confirma retorno de conselho metropolitano

Por Ricco Viana
Do Blog da Folha

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), confirmou nesta quinta-feira (23) o retorno do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (CONDERM). A declaração foi feita durante uma visita às obras do programa PE na Estrada, no Cabo de Santo Agostinho, litoral sul do Estado.

Segundo a tucana, a retomada do CONDERM será essencial para melhorar o planejamento e a execução de políticas públicas nos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR).

“A gente tem, sim, a decisão de retomar o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana. Falávamos isso vindo para cá, da importância dos consórcios, dos conselhos de desenvolvimento, para que a gente possa ter metas únicas e gastarmos a nossa energia numa direção só (…) a gente gastar nosso dinheiro de maneira mais eficiente”, afirmou a governadora.

Leia mais

O CONDERM é um órgão deliberativo e consultivo que reúne prefeitos da RMR, representantes do Governo do Estado e membros consultivos, como vereadores e deputados estaduais. Sua função é promover a integração entre os municípios da região em temas como trânsito, infraestrutura, saúde e educação, além de questões relacionadas ao litoral, como projetos de engorda de praias.

A reativação do Conselho foi tema recente de diálogo entre Raquel Lyra e a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), durante reunião no Palácio do Campo das Princesas. Mirella ressaltou a importância de fortalecer o debate metropolitano e destacou o compromisso da governadora com a iniciativa.

Para o Secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, o retorno do CONDERM representa um avanço significativo para a governança na região. Em contato com a Folha de Pernambuco, ele afirmou que o diálogo com os prefeitos será o próximo passo para a concretização da proposta. “Não há data exata, mas a governadora deve definir isso ao dialogar com os prefeitos da Região Metropolitana. É uma pauta muito positiva”, declarou.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.