Vendas de carros híbridos e elétricos crescem mais de 150% em Alagoas em 2024


Foram quase 3 mil veículos vendidos nesse segmento. Isenção de IPVA contribuiu para maior aquisição de carros eletrificados. Marca chinesa BYD desponta como a campeã de vendas no Brasil. Carros elétricos são isentos de IPVA
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
As vendas de carros híbridos e elétricos zero km tiveram alta de mais de 150% em Alagoas em 2024. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). A isenção do IPVA desses veículos no ano passado contribuiu para aquecer o mercado de veículos eletrificados.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Segundo a ABVE, no ano passado, foram comercializadas em Alagoas 2.473 unidades de carros híbridos e elétricos. Um avanço de 151,8% em relação ao ano anterior, quando foram vendidos 982 veículos. Em 2022, esse número era ainda menor: apenas 400 vendidos.
10 fabricantes de elétricos e híbridos mais vendidos em AL
BYD é o campeão em venda de elétricos no Brasil
Divulgação | BYD
A fabricante chinesa Build Your Dreams (BYD) é a campeã de vendas em Alagoas e bate recorde no Brasil. o Modelo Dolphin, considerado o mais eficiente do mercado brasileiro, fez sucesso imediato ao chegar ao país e puxou aumento das vendas.
Conheça os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil; veja lista
Em Alagoas, foram vendidos no ano passado 1.407 veículos da BYD, o número representa 56,9% do market share. A GWM e a Toyta aparecem logo depois, mas com números menos expressivos. Confira a tabela dos 10 mais vendidos no estado:
BYD – 1.407
GWM – 357
Toyota – 251
Caoa Cherry – 155
Volvo – 79
Fiat – 59
Mercedes-Benz – 55
Honda – 22
Audi – 20
Isenção do IPVA
Em Alagoas, a isenção é válida no primeiro ano da aquisição de todos os veículos automotores que funcionam por meio de eletricidade, além dos veículos híbridos.
A partir do segundo ano, o valor pago dos carros elétricos será de 1%. Já para os carros híbridos, a alíquota após o primeiro ano será de 0,75% do valor do IPVA e a partir do segundo ano, 1,50%.
“Isso gera um grande estímulo no setor econômico estadual, uma vez que atraem novos investidores voltados à fabricação de veículos nesse segmento”, disse o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.
“Os chineses são imbatíveis em carros elétricos”, diz CEO da Lecar
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.