Waymo, de robôtaxi, revela tecnologia de “6ª geração” com menos câmeras e sensores

A Waymo, empresa controlada pela Alphabet, dona do Google, revelou detalhes de sua mais recente tecnologia autônoma, que chegou em sua “geração 6”, nesta segunda-feira, 19.

A nova tecnologia, integrada em veículos da fabricante de carros elétrico Geely Zeekr, promete operar em uma gama mais ampla de condições, exigindo menos câmeras e sensores, o que pode reduzir significativamente os custos de produção.

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A empresa compartilhou as novidades no seu centro de desenvolvimento em Mountain View, Califórnia, onde demonstrou os novos robotaxis que estão em desenvolvimento.

Segundo Satish Jeyachandran, vice-presidente de engenharia da Waymo, a equipe está “confiante de que podemos trazer esta geração para o mercado muito mais rápido do que a geração anterior”, graças aos avanços em machine learning e no desempenho dos semicondutores.

O novo veículo Waymo-Zeekr é mais espaçoso e acessível, com um degrau baixo, teto alto e mais espaço entre as fileiras de assentos.

Jornada autônoma

A Waymo lançou seu primeiro serviço comercial de robotaxi em 2018 nos Estados Unidos, utilizando sistemas autônomos integrados a minivans híbridas Chrysler Pacifica e SUVs elétricos Jaguar I-PACE.

A empresa agora busca escalar seu serviço existente, o Waymo One, em cidades do Sunbelt, incluindo San Francisco, Phoenix, Austin e Los Angeles.

Atualmente, a Waymo realiza cerca de 50 mil viagens pagas semanalmente, principalmente em San Francisco e Phoenix. Em junho, a empresa eliminou a lista de espera e abriu o serviço para qualquer usuário em San Francisco. Desde o lançamento, a Waymo já completou mais de 2 milhões de viagens.

Em julho, a Alphabet anunciou um novo investimento de US$ 5 bilhões na Waymo, que começou como “project chauffeur” no Google em 2009. Jeyachandran afirmou que o capital será usado principalmente para escalar as operações, incluindo a adição dos novos robotaxis à frota após a conclusão dos testes e validações da geração 6.

O novo veículo Waymo-Zeekr é mais espaçoso e acessível, com um degrau baixo, teto alto e mais espaço entre as fileiras de assentos.

Para reduzir custos, a Waymo diminuiu o número de câmeras de 29 para 13 e os sensores de LIDAR de cinco para quatro. Atualmente, a empresa está testando a geração 6 em vias públicas, com motoristas profissionais a bordo para monitorar os veículos.

Falta de competidores

Enquanto serviços comerciais de robotaxis de empresas como Didi e Pony.ai já estão operando na China, a Waymo enfrenta pouca competição nos EUA.

Recentemente, a Cruise, da GM, teve que suspender temporariamente suas operações de veículos autônomos, enquanto Uber e Ford encerraram esforços anteriores.

Já a Tesla planeja lançar seu “robotaxi dedicado” em outubro, mas ainda não entregou um carro totalmente autônomo.

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