Paris deixa a rede social X por discurso de ódio e desinformação

Na quinta-feira (16), a cidade de Paris informou que deixará de utilizar a conta na plataforma X (antigo Twitter). A ação é motivada pela justificativa que a rede social alimenta discurso de ódio e desinformação.

Na publicação em que o anúncio é feito é colocado que a missão de serviço público da página se tornou, com o tempo, uma tarefa complexa e depois impossível.

Segundo o texto, a tarefa é complexa porque o alcance das mensagens objetivas e factuais tem alcance reduzido, enquanto também é uma missão impossível porque “a rede alimenta o discurso de ódio e a desinformação, cuja ausência de moderação se torna problemática.”

Leia mais: Rede social X permanece como campo para as fake news

Na mensagem ainda é colocado que a página encerrada de vez as atividades na próxima segunda-feira (20) e que esta escolha é difícil, porém essencial para recriar uma sociedade com espaços pacíficos de expressão.

Ao final é feito um convite pela prefeitura para que o público passe a acompanhar as atividades por outra rede social, a Bluesky.

A Agência Lusa lembra que a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, abandonou o X em 2023, sob alegação de que a rede é uma arma de destruição contra democracias. E não é somente a cidade Luz que abandona a rede de Elon Musk. Regiões administrativas francesas que mantinham perfis seguiram com iniciativa, como Nouvelle-Aquitaine e Bretanha.

O post Paris deixa a rede social X por discurso de ódio e desinformação apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.