Lula cobrará de ministros ‘colheita’ de resultados em reunião ministerial

Estadão

No momento em que o governo vive a ressaca da “crise do pix”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve cobrar dos ministros, no encontro marcado para segunda-feira, 20, ações concretas das pastas da Esplanada para mostrar à população. Será a primeira reunião ministerial do ano, e o petista quer saber da “colheita” de resultados, já com foco na disputa eleitoral de 2026.

Segundo auxiliares de Lula, ele pediu aos ministros que apresentem na reunião uma lista do que será entregue em 2025. No fim de 2024, em seu pronunciamento de Natal, o presidente da República disse que redobrará as forças do “plantio” para que a “colheita seja cada vez mais generosa”. Mas o discurso foi uma repetição do ano anterior. Na noite de Natal de 2023, ele também havia falado em “colheita”.

Leia mais

Apesar do clima de otimismo com a chegada novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Sidônio Palmeira, parlamentares governistas têm feito um alerta: os ministérios de Lula precisam colaborar com ações concretas que beneficiem a população para que as mudanças na comunicação tenham consequência prática na popularidade do governo e do presidente da República.

Aliados de Lula dizem, contudo, que não basta “virar a moeda da comunicação”, é necessário também entregar resultado em termos de política pública. Há uma interpretação de que Sidônio precisa fazer uma integração entre os ministérios para alinhar o discurso, mas as próprias pastas têm de realizar mais projetos “na ponta” que possam ser usados por lideranças locais como bandeira do governo, em áreas como esporte e cultura.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.