Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim pode receber voos comerciais em 2026

O aeroporto Raimundo de Andrade, em Cachoeiro de Itapemirim, vai receber um investimento de R$ 76,5 milhões do governo do Estado, o que permitirá a operação de voos executivos e comerciais a partir do ano que vem, após a concessão da gestão do aeroporto à Infraero.Ontem, o governador Renato Casagrande (PSB) assinou a ordem de serviço para o início das obras de modernização e ampliação do aeroporto, durante evento na cidade.

Casagrande ergue o braço, entre Theodorico e Ricardo, após a assinatura

|  Foto:
– Divulgação

Entre as melhorias previstas estão o aumento do número de posições para aeronaves, que passará de cinco para nove, e a expansão do pátio de operações.A pista de taxiamento será ampliada de 750 para 825 metros quadrados. Além disso, o terminal de passageiros existente será reformado, e um novo, com o dobro do tamanho atual, será construído, garantindo maior conforto e capacidade para atender o público. “Vamos melhorar a pista, ampliar o pátio, reformar o terminal de passageiros atual e construir outro ainda maior. Com essas mudanças, o Aeroporto de Cachoeiro estará apto a operar voos comerciais, como já ocorre em Linhares, que tem conexão da Azul com Belo Horizonte”, explicou o governador Casagrande durante o evento.As obras já começaram com a montagem do canteiro e têm previsão de conclusão em março de 2026. A modernização inclui também a renovação da pista de pouso e decolagem, a instalação de equipamentos de navegação aérea, como balizamento luminoso, Papi e biruta iluminada, além da ampliação do estacionamento, que passará de 16 para 40 vagas.

Perspectiva do terminal do novo aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim

|  Foto:
– Divulgação

“Com a nova estrutura moderna e eficiente, vamos transformar este aeroporto em um vetor de desenvolvimento, gerando mais oportunidades para Cachoeiro e toda a região sul. Além de movimentar a economia, o aeroporto poderá se tornar uma base importante para importações e outras atividades comerciais”, afirmou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.O prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço, também ressaltou o impacto do projeto.“A modernização do aeroporto será um divisor de águas para Cachoeiro e toda a região. Esse investimento não só trará melhorias em infraestrutura, mas também impulsionará o turismo e o desenvolvimento econômico”.Mais sobre o aeroporto de Cachoeiro Novo terminal terá o dobro de áreaO que mais será feito?Entre as melhorias previstas estão a renovação da sinalização da pista e adequações para garantir segurança e eficiência nas operações aéreas, a ampliação e modernização do pátio de aeronaves, a reforma do terminal de passageiros dedicado à aviação executiva, e a construção de um novo terminal para aviação comercial, que aumentará a capacidade de atendimento.Modernização

O atual aeroporto de Cachoeiro

|  Foto:
– Divulgação

O projeto inclui a ampliação do número de posições de aeronaves de 5 para 9 e a expansão da área do pátio. A pista de taxiamento também será ampliada, passando de 750 para 825 metros quadrados. O novo terminal de passageiros terá mais que o dobro de área que o atual.O estacionamento também será ampliado de 16 para 40 vagas. As obras contemplam também a modernização da pista de pouso e decolagem, a instalação de equipamentos de auxílios à navegação aérea, como balizamento luminoso, PAPI, biruta iluminada, sinalização vertical e farol de aeródromo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.