O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comprove que foi convidado para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. A determinação ocorre para que Moraes analise o pedido de liberação do passaporte de Bolsonaro, que foi retido pela Justiça. Trump toma posse no dia 20 de janeiro.
“Diante do exposto, determino que a defesa de Jair Messias Bolsonaro apresente documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP, que efetivamente comprove o convite descrito em sua petição”, diz Moraes na decisão.
Segundo o ministro, o pedido da defesa de Bolsonaro só anexou uma mensagem enviada por e-mail ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). A mensagem teria vindo de um remetente desconhecido e não identificado (“ info@t47inaugural.com info@t47inaugural.com”). Além disso, não há o horário ou a programação do evento.
Passaporte retido
Bolsonaro teve seu passaporte retido pelo STF devido às investigações das tratativas golpistas ocorridas durante a reta final do seu governo, em 2022. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) esteve com Trump durante a apuração em Mar-a-Lago.
“Vou peticionar ao Alexandre. Ele decide. O Eduardo [Bolsonaro] tem amizade enorme com ele [Trump]. Tanto é que de 85 convidados ele foi e botou mais dois para dentro, o Gilson [Machado, ex-ministro de Bolsonaro] e o filho do Gilson. Ele me tem como uma pessoa que ele gosta, é como você se apaixona por alguém de graça, né? Essa paixão veio da forma como eu tratava ele, sabendo o meu lugar”, disse Bolsonaro.
Bolsonaro subiu o tom ao falar da investigação da trama golpista. “Há dois anos querendo me incriminar como golpista, vai a merda, porra. O cara tá há dois anos com a mulher, tô desconfiando que tá me traindo e tô há dois anos dormindo com ela. E tô investigando, me traiu, não me traiu… resolve essa parada logo, tenha altivez. Manda soltar esses coitados que estão presos aí a 17 anos de cadeia”, afirmou.
Leia também
Possibilidade de envolvimento de Bolsonaro nos atos golpistas em 8/1 triplica para eleitores conservadores
O post Moraes determina que Bolsonaro comprove que foi convidado pra posse de Trump apareceu primeiro em Jornal Opção.