Apesar de concluída, ponte da BR-153 ainda não é utilizada

A ponte sobre o Rio Araguaia, na BR-153, que conecta São Geraldo do Araguaia (PA) a Xambioá (TO), está concluída, mas permanece inutilizável devido à falta de acessos. Após 4 anos de obras e um investimento de R$ 233 milhões pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a estrutura não pode ser liberada para tráfego.

Apenas 2,2% das obras de acesso estão finalizadas. A construção da ponte foi iniciada em 2017 e enfrentou diversos entraves, como desapropriações e questões judiciais.

Apesar da estrutura principal estar 99% concluída, moradores relatam que faltam rampas de acesso nas extremidades. Segundo o DNIT, o atraso decorre de pendências nas desapropriações de terrenos e do período chuvoso, que dificulta as obras de drenagem e terraplenagem.

Anúncios oficiais indicavam que a ponte estaria liberada ao tráfego em 2024, mas os acessos só devem ser finalizados em 2025. A ponte, com 1.727 metros de extensão, é uma demanda antiga, essencial para reduzir custos logísticos e melhorar o escoamento da produção local.

Contudo, moradores continuam dependentes de balsas para a travessia do Rio Araguaia.

Leia também:

  • Parceria comercial entre Goiás e Indonésia ganha força com entrada do País no BRICS, cônsul fala sobre relação
  • Prefeitura de Goiânia estabelece procedimentos para que credores recebam dívidas

O post Apesar de concluída, ponte da BR-153 ainda não é utilizada apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.