Em calamidade na Saúde, Goiânia tem mais de 30 casos de dengue confirmados em 2025

Decretado estado de calamidade em saúde no dia 2 de janeiro, Goiânia já confirmou 31 casos de dengue em 2025, mas nenhum caso grave ou morte foram catalogados. De acordo com o Boletim da Secretaria Municipal da Saúde, Goiânia teve, em 2024, 49,1 mil casos, além de 57,7 mil casos prováveis, sendo 110 casos graves. Foram confirmados 64 óbitos e tem 16 em investigação.

No decreto publicado em 2 de janeiro, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), determinou o retorno imediato de todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias às suas atividades. O prefeito pediu ainda a contratação temporária e a manutenção de contratos temporários em vigor para suprir o déficit no quadro de pessoal para garantir a prestação de serviços em razão da epidemia de dengue.

Na justificativa, o prefeito argumentou, ao declarar situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia de doenças arboviroses, que a edição do Boletim Epidemiológico nº 50 de dezembro de 2024 revelou que Goiânia apresentou o maior número de casos prováveis e confirmados de dengue.

O decreto determina a limpeza em locais públicos e particulares e adoção de ações articuladas por parte das três esferas da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para amenizar e coibir os danos e prejuízos provocados pelo alto índice de dengue na cidade.

2024 com o maior número de casos

Em Goiás, de acordo com o Boletim Epidemiológico das Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), produzido pela Gerência de Vigilância Epidemiológica, foram confirmados 414 óbitos por dengue de janeiro a dezembro do ano passado, com outros 53 ainda estão em investigação. Em 2023, foram confirmados apenas 58 óbitos.

Em relação às mortes registradas em 2024, como desfecho dos casos em investigação, observou-se que, dos 246 municípios do Estado, 28 apresentam óbitos suspeitos ainda em investigação e 103 registraram óbitos confirmados pelo agravo da doença.

Dos 414 casos de óbitos confirmados por dengue em 2024 até a Semana Epidemiológica (SE) 50, 25% fizeram exames específicos para identificação viral. Em 87% foram identificados o sorotipo DENV-2 e em 13% o sorotipo DENV-1.

Centro de Operações de Emergência monitora casos

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao controle de vetores, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira, 9, a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses.

O planejamento e a resposta coordenada serão realizados em constante diálogo com estados, municípios, pesquisadores, instituições científicas e outros ministérios. Goiás registrou 354 casos prováveis de dengue na primeira semana epidemiológica de 2025. No mesmo período de 2024, foram registrados 3.459 casos.

Leia também:

Com mais de 400 mortes, 2024 foi ano mais impactado pela dengue na história de Goiás, diz SES

Veja quais municípios têm mais casos de dengue em Goiás

O post Em calamidade na Saúde, Goiânia tem mais de 30 casos de dengue confirmados em 2025 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.