Conselho Gestor do Parque Dois Irmãos cobra retorno da gerente exonerada por Raquel Lyra

Por Victor Gouveia
Do Leia Já

O Conselho Gestor do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI) cobra a reintegração da gerente geral exonerada pela governadora Raquel Lyra (PSDB), nessa terça-feira (7). O comitê reclamou da falta de diálogo na mudança e alegou que a nova gestora não possui qualidades técnicas para o cargo.

Em carta enviada para a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, o conselho externa a “revolta e preocupação” com a saída da ex-gerente Marina Falcão. Para seu lugar, Raquel nomeou Sávia Conceição Aguiar Correia Florêncio, esposa do deputado estadual Wanderson Florêncio (Solidariedade).

“Uma mudança na gestão do Parque sem consulta prévia e discussão de propostas com este Conselho vai de encontro aos anseios e expectativas das comunidades aqui representadas e à parceria e confiança previamente estabelecidas e exaltadas. Esta comunidade se sente decepcionada com a ausência de diálogo sobre o afastamento não justificado de uma pessoa tecnicamente preparada, com conhecimento da realidade do Parque, e em seu lugar indicado alguém que não reúne experiência e formação na área”, apontou o documento.

Leia mais

O Conselho também destaca que a troca expôs a falta de compromisso de Raquel Lyra com as questões ambientais. “A nossa preocupação se deve do ato antidemocrático, já que a UC (Unidade de Conservação) tem um conselho gestor, e da falta de compromisso da governadora com as questões ambientais por se tratar de uma unidade de conservação que tem grande importância para a nossa cidade e região, principalmente frente a emergência climática”, ressaltou.

Quadro técnico
À frente do Parque de Dois Irmãos desde maio de 2023, a bióloga Marina Falcão é bacharela em ciências biológicas, com especialização em Gestão e Políticas Ambientais, e possui Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e atuava no equipamento como servidora desde 2009. Ela

“A gerente Marina Falcão fazia um trabalho histórico nessa UC (unidade de conservação), um exemplo técnico, democrático e articulado com as comunidades do entorno, fato não registrado em outras gestões”, sintetizou o grupo.

A ex-gerente integrou a lista de indicações do Conselho Gestor para assumir a chefia do PEDI no governo Raquel Lyra. Ela é considerada um perfil técnico e participou da primeira versão e da revisão do Plano de Manejo do Parque. O Conselho ainda destaca que Marina possuía uma integração ativa com pesquisadores.

Parque Estadual de Dois Irmãos
O Parque Estadual de Dois Irmãos é formado por representantes da sociedade civil e do poder público. O parque abriga um zoológico, floresta, quatro açudes e um monumento histórico. O conjunto integra ainda a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, sendo espaço de conservação da fauna nordestina e proteção da biodiversidade da Mata Atlântica.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.