Direita pode lançar 4 candidatos a presidente e ajudar a reeleger Lula da Silva

Pablo Marçal disse na quarta-feira, 8, que será candidato a presidente da República. “Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico.” O político goiano, baseado em São Paulo, aposta em aliança com o cantor Gusttavo Lima.

A direita bolsonarista deverá lançar um candidato: Michelle Bolsonaro ou Eduardo Bolsonaro, pelo PL. O nome mais consiste do bolsonarismo é Tarcísio de Freitas, mas o governador de São Paulo planeja disputar a reeleição.

Gusttavo Lima diz que também será candidato, mas ainda não tem filiação partidária. Ele está tentando abrir conversações com o pP de Ciro Nogueira e o União Brasil de Antônio Rueda, ACM Neto e Ronaldo Caiado.

O União Brasil deve bancar Ronaldo Caiado para presidente.

Então, são quatro pré-candidatos. Há, claro, a possibilidade de afunilamento, no momento adequado. Em nome do realismo político.

Eduardo Bolsonaro e Michelle Bolsonaro: duas opções do bolsonarismo | Foto: Reprodução

Há quem aposte que a direita, ao final, fechará, em bloco, com Ronaldo Caiado — o nome da direita mais palatável à sociedade e ao mercado. Dos citados, é o mais consistente tanto em termos de gestão quanto político.

Entretanto, se saírem quatro candidatos, a tendência é que entreguem o “ouro” ao presidente Lula da Silva, do PT. Com um eleitorado definido e lutando para absorver parte do eleitorado de centro, o petista, se disputar com quatro nomes da direita, terá, certamente, um lugar garantido no segundo turno.

A direita pode se unir no segundo turno contra Lula da Silva? É possível. Mas, dependendo da disputa do primeiro turno, com arestas às vezes intransponíveis, o candidato da direita no segundo turno pode obter o apoio dos outros nomes da direita apenas formalmente. Ou seja, os perdedores poderão não se empenhar na disputa do segundo turno, o que será um prêmio para o petista-chefe.

O post Direita pode lançar 4 candidatos a presidente e ajudar a reeleger Lula da Silva apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.