McDonald’s lança menu com preços mais baixos em campanha com John Cena

O McDonald’s lançou nesta terça-feira, 7, o McValue, um novo menu com preços mais baixos, inicialmente válido apenas para clientes nos Estados Unidos. A novidade, que foi anunciada no ano passado, é a primeira atualização na oferta de valor da marca desde 2018, quando itens estavam na faixa entre US$ 1 e US$ 3. As informações são do Adweek.

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O McValue inclui um combo de refeição por US$ 5 (R$ 30, na cotação atual) e uma oferta no modelo ‘compre um, leve outro por US$ 1’, além de benefícios adicionais para usuários do aplicativo da marca.

A rede de fast food também firmou parcerias com 16 marcas, como Amazon Prime, YouTube, Tinder, Fandango e Lyft, para oferecer mais de US$ 3 milhões em ofertas promocionais nas primeiras semanas de 2025.

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A campanha de marketing para divulgar o novo menu é estrelada pelo ator e ex-lutador John Cena. Criado pela agência Wieden+Kennedy New York, o filme mostra Cena refletindo sobre as promoções do McDonald’s, com um cenário de pôr do sol e golfinhos saltando do oceano.

Ele ainda aparecerá em mais conteúdos nas redes sociais da marca. Além disso, franqueados do McDonald’s nos EUA irão oferecer promoções especiais em suas comunidades.

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McValue busca reforçar estratégia de valor

De acordo com o portal Adweek, o McDonald’s lançou o McValue com o objetivo de restaurar sua reputação como destino de valor. Chris Kempczinski, CEO da McDonald’s, destacou que a empresa está focada em oferecer uma experiência acessível e de qualidade aos clientes, em um momento em que muitos estão mais cautelosos com seus gastos (e após uma queda de 2,1% nas vendas internacionais devido à demanda fraca).

Nos Estados Unidos, onde a rede possui cerca de 13,5 mil restaurantes, o McDonald’s estendeu uma promoção de refeições a US$ 5 para atrair consumidores que relutam com o aumento dos preços de seus produtos. A estratégia mostrou sinais de sucesso: as vendas comparáveis nos EUA subiram 0,3% no terceiro trimestre, após uma queda no trimestre anterior.

O cliente compra um item do menu McValue pelo preço integral e pode adicionar outro item de sua escolha por US$ 1. (Reprodução)

No entanto, as vendas globais caíram 1,5% no terceiro trimestre, a maior queda em quatro anos, devido à demanda menor, refletindo um comportamento dos consumidores, que estão saindo menos para comer devido à inflação. 

A marca também enfrentou um impacto negativo em sua imagem (e ações) devido a um surto de E.Coli relacionado às cebolas do Quarter Pounder, iniciado no final de setembro.

Uma pesquisa de 2024 do site LendingTree mostrou que 78% dos americanos passaram a enxergar o fast food como um luxo, devido à alta nos preços causada pelo aumento dos custos de mão de obra e ingredientes. Em resposta, redes como McDonald’s, Burger King, Taco Bell, Wendy’s e Dunkin’ têm apostado em promoções voltadas para o custo-benefício.

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