Resgate aéreo salva canoísta após queda de 10 metros na Garganta do Diabo, em Lages/SC

Neste último sábado, 04, uma operação conjunta mobilizou equipes da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para resgatar um homem, de 47 anos, que sofreu um grave acidente enquanto praticava canoagem na região da Garganta do Diabo, em Lages.

A vítima caiu de uma altura de aproximadamente 10 metros ao descer as corredeiras do Rio Caveiras e colidir com uma rocha. O local, de acesso extremamente restrito, tornou impossível o socorro por terra, exigindo a atuação do helicóptero Águia 07, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM).

Assim que chegaram ao local, os socorristas constataram a gravidade do caso. O canoísta havia sido estabilizado por uma equipe especializada em resgate do CBMSC, que já havia montado um sistema de rapel para acesso à vítima.

Em uma operação de alta complexidade, o helicóptero Águia sobrevoou os paredões do cânion e lançou um cabo a uma altura de cerca de 70 metros. O tripulante operacional multimissão desceu de rapel até o ponto de queda d’água para conferir as amarrações na maca de ribanceira e preparar a vítima para o transporte aéreo.

Após o içamento da vítima, a aeronave posicionou-se novamente no interior do cânion para retirar o bombeiro resgatista do local. A vítima, que apresentava lesões na coluna, recebeu atendimento inicial da equipe aeromédica do Samu antes de ser encaminhada ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, para exames e tratamento.

  • Mais imagens do resgate na região da Garganta do Diabo, em Lages


Adicionar aos favoritos o Link permanente.