Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal. O anúncio foi feito em pronunciamento realizado nesta segunda-feira, 6. Trudeau permanecerá como premiê até a escolha de um novo líder.

“Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, afirmou Trudeau a repórteres em Ottawa.

“Se eu tenho um arrependimento, particularmente conforme nos aproximamos desta eleição (…), eu gostaria que tivéssemos sido capazes de mudar a maneira como elegemos nossos governos neste país para que as pessoas pudessem simplesmente escolher uma segunda opção, ou uma terceira opção na mesma cédula”, continuou.

A popularidade do premiê começou a cair há cerca de dois anos por conta da alta dos preços dos alimentos e a escassez de moradias. Segundo pesquisas, liberais perderão por margem ampla para os conservadores em uma eleição que deve acontecer no fim de outubro.

Trudeu afirmou, também, que o parlamento do país será suspenso até 24 de março, enquanto um novo líder é escolhido. “O Parlamento está paralisado há meses após o que foi a sessão mais longa de um Parlamento minoritário na história canadense”, argumentou.

Leia também

Congresso dos Estados Unidos reforça segurança para certificar vitória de Trump

O post Primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.