Conheça o nome por trás do equilíbrio das contas em Senador Canedo

O equilíbrio das contas públicas foi um dos pilares usados pelo prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo (UB), em sua reeleição. A avaliação da gestão era a de que, se a população enxergasse os avanços e avaliasse bem trabalho do prefeito, o projeto político seria bem-sucedido. E foi o que aconteceu. Para chegar ao equilíbrio almejado, recebeu a missão o contador e MBA em gestão pública, Alessandro Rodrigues – considerado o responsável por “reorganizar a casa”.

Logo no início do primeiro mandato de Pellozo, durante a pandemia da Covid-19, foi necessário o diálogo com os empreendedores do município, para manter as atividades econômicas funcionando. A Prefeitura teria feito sua parte, garantindo, assim, a quitação da folha dos servidores, herdada da gestão anterior. Foi paga uma dívida de mais de R$110 milhões, débito esse que inviabilizava a gestão.

Com as negociações, também foi regularizado o pagamento de fornecedores e retomado o pagamento de empréstimos contraídos pelo município nos anos anteriores à gestão e que não vinham sendo honrados na última gestão.

Em mau estado na época, a infraestrutura da cidade também demandou atenção. A ação fiscal abriu campo para a realização de operação tapa-buraco em toda a cidade, enquanto eram buscados recursos para o recapeamento, que chegou a mais de 700 vias da cidade. A Agência de Saneamento de Senador Canedo, Sanesc, teve os recursos necessários para dobrar a sua estrutura em pouco mais de três anos.

Todas as unidades de saúde foram reformadas, o mesmo acontecendo com 90% das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, os Cmeis, do município. Foi possível ainda acertar a vida com empreiteiras, que concluíram praticamente todas as obras que causavam vergonha no município, por uma década, em média, de paralisação. O monumento do Cristo e o Paço Municipal hjá são realidade. O Centro de Especialidades Mècdicas e de Reabilitação é outra obra de referência, que será entregue neste início de ano.

Para Alessandro Rodrigues, o segredo é fazer o simples. “É difícil colocar em prática, porque as demandas são imensas, mas é como administrar a nossa casa, a Prefeitura tem que se programar para gastar o que tem”, diz. Alessandro lembra que, em momentos críticos, como na queda da arrecadação em função da redução do ICMS dos combustíveis, foi necessário ter coragem para adotar medidas. “Sempre chamamos a atenção e suspendemos, por um tempo, novas despesas, para evitar que as contas saiam do controle”.

A manutenção de Rodrigues à frente das finanças do município é um sinal claro que o prefeito Fernando Pellozo dá de que o equilíbrio vai continuar pautando a sua gestão. “Com a casa em ordem, a nossa meta agora é entregar os nossos serviços e obras com mais eficiência”, diz o prefeito.

O post Conheça o nome por trás do equilíbrio das contas em Senador Canedo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.