8 de janeiro: petistas planejam relembrar ataque enquanto bolsonaristas buscam justificar o injustificável

Bolsonaristas e militantes petistas de todo país se mobilizam para realizar manifestações no dia 8 de janeiro – marcado pelo ataque antidemocrático à sede dos Três Poderes, em Brasília, no ano de 2023.  Enquanto os petistas e até mesmo o Planalto buscam realizar um ato simbólico, em alusão à tentativa de golpe de Estado e à depredação das sedes do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, bolsonaristas tentam justificar o injustificável.

LEIA TAMBÉM

8 de janeiro: 86% dos brasileiros desaprovam ataques antidemocráticos

Atos de 8 de janeiro foram incentivados para justificar golpe de Estado, conclui PF

Desde que os criminosos começaram a ser investigados e presos pela Polícia Federal (PF) e por forças de segurança internacionais, políticos da direita e até mesmo o ex-presidente Jair Bolsonaro começaram um movimento com o objetivo de inocentar os invasores. 

Apelos de anistia ao Supremo Tribunal Federal (STF) e asilo político, principalmente à Argentina, tomaram conta do palanque da Câmara dos Deputados e ganharam destaque até mesmo em eventos de nível mundial. Uma nova tentativa deve ocorrer na próxima quarta-feira, 8, data em que a invasão completa dois anos.

Entretanto, os apelos são praticamente em vão. O STF já deixou claro que todos os envolvidos serão julgados pelos atos, principalmente após a prisão de militares de elite do Exército – os kids pretos – que planejaram o assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, a fim de tomar o poder e implantar um novo regime militar no Brasil. 

Além disso, a própria Argentina já negou os pedidos de asilo político e determinou a prisão de quase 60 brasileiros foragidos – cinco foram presos até o final de dezembro do ano passado. Alguns dos criminosos, inclusive, também não se dão ao trabalho de merecer perdão judicial.

Em meio a pedidos de desculpa e afirmações de arrependimento, há bolsonaristas que, mesmo foragidos, usam as redes sociais para arrecadar fundos para manter a fuga e ainda atacar e até zombar do STF – como uma forma de desafio. O fato é que, de uma forma ou de outra, devem ser punidos.

O post 8 de janeiro: petistas planejam relembrar ataque enquanto bolsonaristas buscam justificar o injustificável apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.