Justin Trudeau anuncia renúncia em meio a crise política no Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda (6) que irá renunciar à liderança do Partido Liberal e ao cargo de premiê após nove anos no poder. O Canadá atravessa uma crise política que se arrasta há meses e que engloba fatores econômicos, políticos e pressões externas com a vitória eleitoral de Donald Trump nos Estados Unidos.

“Estou renunciando ao cargo de líder do partido e de primeiro-ministro”, disse Trudeau a repórteres em Ottawa, após semanas de pressão. Trudeau indicou que permanecerá no posto até a sigla escolher um novo líder.

“Este país merece uma escolha real nas próximas eleições e tornou-se claro para mim que, se tiver de travar batalhas internas, não posso ser a melhor opção nessas eleições”, afirmou.

Em 20 de dezembro, Trudeau divulgou alterações em um terço de seu gabinete, em plena crise política após a surpreendente renúncia de sua ministra das Finanças, Chrystia Freeland. Naquela semana, o premiê canadense experimentou um aumento das tensões com Trump, depois que o presidente eleito dos EUA anunciou um aumento de tarifas nos produtos canadenses. 

A falta de uma resposta clara do governo Trudeau à ameaça comercial tem alimentado a desconfiança entre aliados e eleitores.

A perda de apoio interno se intensificou com o distanciamento do Novo Partido Democrático (NDP), que retirou o apoio parlamentar em setembro devido ao não cumprimento de promessas de reforço nos serviços sociais.

Justin Trudeu enfrenta sua maior crise política desde que chegou ao poder, há nove anos, com uma minoria no Parlamento e um descontentamento crescente em sua própria bancada.

O governo Trudeau também tem sido alvo de críticas crescentes devido à escalada da inflação e ao aumento do custo de vida no Canadá. Com a habitação cada vez mais inacessível e um mercado imobiliário pressionado, a população tem manifestado insatisfação. 

A renúncia de Justin Trudeau não apenas marca o fim de uma liderança política importante, mas também expõe as limitações de um modelo político que falhou em enfrentar os desafios estruturais impostos pelo neoliberalismo. Enquanto os trabalhadores canadenses sofrem com os altos custos de vida e a precariedade nos serviços públicos, a crise política do país serve como alerta para os riscos de uma agenda que privilegia ajustes fiscais e medidas paliativas em detrimento de soluções estruturais e socialmente justas.

O post Justin Trudeau anuncia renúncia em meio a crise política no Canadá apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.