Mabel puxa comboio de motos para circular na Avenida 85 após liberação do uso de corredores de ônibus

O uso dos corredores de ônibus para motociclistas foi liberado oficialmente nesta segunda-feira, 6, em seis vias da capital. Segundo o prefeito Sandro Mabel (UB), a estratégia é uma forma de “aliviar” o trânsito e destaca que diversas metrópoles no mundo. Por exemplo, ele citou que Lisboa, capital de Portugal, também adotou a medida.

“Isso poderá aumentar a velocidade no trânsito em 15%”, pontua o prefeito, em entrevista coletiva na Avenida 85, uma das vias que recebeu a mudança no corredores de ônibus. “Grandes cidades do mundo, como Londres (capital da Inglaterra) e Lisboa, que começou há quinze dias atrás e que está caminhando bem. Vocês vão ver que é pouca interferência e que isso vai funcionar muito bem, como funciona em Londres há 17 anos”, explica.

Mabel também argumentou que a medida pode reduzir acidentes envolvendo motos na capital. “Acidentes ainda vão acontecer, mas serão bem menos do que ocorrem com eles costurando do jeito que costuram hoje. Eu ando de moto há muito tempo e sei como isso funciona e essa mudança é o começo da mobilidade que nós prometemos”, defende.

O prefeito chegou na Avenida 85 de moto para a coletiva de imprensa, assim como a secretária de Governo, Sabrina Garcez (Republicanos), e o coronel Cleber dos Santos, presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Após conversarem com a imprensa, os três subiram na moto e puxaram um comboio pela corredor da avenida.

Segundo o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a medida é uma permissão em fase de avaliação. “Estamos avaliando as estatísticas de acidentes e fluidez no trânsito. Vamos realizar campanhas nas redes sociais para informar a mudança, além da sinalização das vias com pintura de moto e ônibus para identificar o corredor”, explica.

Mais mudanças

Mabel também fez mais promessas para a mobilidade urbana de Goiânia nos primeiros 100 dias de gestão. Ele quer desobstruir as principais vias, com remoção de pontos de taxi e implantação pontos estacionamentos rotativos para manter vias com três faixas disponíveis. A ideia é deixar o trânsito “30% mais rápido” na capital.

Fora um investimento de R$ 100 milhões em semáforos inteligentes, com substituição da atual licitação do ex-prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). “É um investimento de quase uns 100 milhões de reais para que a cidade possa andar. (…) A ideia é sincronizar os ônibus com os sinaleiros para que eles cheguem perto e já fique verde automaticamente. Assim, eles ganham velocidade e podem circular igual metrô”, conta.

O prefeito também confirmou que pretende realizar uma nova licitação para os radares de trânsito. Além de uma central de controle de trânsito integrada com os semáforos inteligentes e com o uso de inteligência artificial nas câmeras. Fora que voltou a citar o retorno do Grupo de Ações e Respostas Rápidas (Garra), da Guarda Civil Metropolitana (GCM), para ajudar nas ações envolvendo o trânsito de Goiânia.

Liberação

O uso de motos no corredores de ônibus será permitido nas vias T-63, T-7, T-9, Avenida 85, Avenida Universitária/Rua 10 e Assis Chateaubriand. Por outro lado, os trechos do BRT Norte/Sul e no Eixo Anhanguera não estão liberados.

No decreto publicado no DOM, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito informou que será proibido o embarque de passageiro em motos na linha de ônibus. Também não será permitida a ultrapassagem utilizando a faixa e a entrada nos corredores será liberada em faixas seccionadas ou cruzamentos.

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