Vamos discutir 2026 com parcimônia

O lema no Brasil é que quando se acaba uma eleição já começa a se discutir a próxima. Os atores políticos esperam o fechamento de um quadro político para já consolidar as próximas estratégias políticas e visando composição, nomes e a composição com aliados. Todavia, esse aspecto do ponto de vista da política para o público e da atenção midiática que se dá a movimentos pequenos e incertos prejudica desvirtua o foco principal, o público. 

As eleições de 2024 foram um exemplo claro nisso. Assim que foi definido que o governador Ronaldo Caiado havia sido reeleito no pleito de 2022, na coletiva de imprensa após a divulgação do resultado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), já tinha repórteres perguntando como seria a postura do governador nas eleições municipais e quem seria o nome bancado pelo governo. Eu achei isso um grande delírio, porque a notícia do momento era a reeleição em primeiro turno do governador de Goiás. 

A discussão das eleições municipais do ano passado começou tão cedo que o que era mais importante os problemas da cidade, análise especializada de trânsito, das contas públicas, do sistema de saúde, da zeladora, educação, servidores foi discutido com superficialidade pelos candidatos colocados. 

Os movimentos políticos, por mais discretos que sejam, devem ser observados e publicados pela imprensa especializada, porque é daí que surgem as ações determinantes e que se constrói o cenário político para um governo ou para uma próxima disputa eleitoral. 

Agora nós vemos outra realidade, com a troca de gestão nas três principais cidades do estado, nós estamos vendo muita novidade ao mesmo tempo. São decisões de gestão, política, montagem de governo e composição de novas forças.

Mas logo toda a imprensa vai voltar seu olhar para uma possível candidatura presidencial de Caiado,uma disputa em Goiás entre o grupo governista e a oposição, que pode ser encabeçada pelo PL, repetindo a eleição de 2024.

Só torço para que até o próximo pleito o cidadão, que precisa da assistência do estado e do poder público, tenha a atenção que precisa. Que o foco das discussões seja sobre as reais necessidades da população de Goiás e nas necessidades para que os goianos tenham cada mais qualidade de vida, acesso a saúde e também segurança 

O post Vamos discutir 2026 com parcimônia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.