Como será a fiscalização do Governo João Campos na Câmara, com uma base de 27 vereadores?

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), começa a segunda gestão em posição muito confortável na Câmara de Vereadores, com uma base de 15 vereadores do PSB, ou 40% da composição. Um deles é o presidente da Casa José Mariano, o vereador Romerinho Jatobá, reeleito com 36 votos para a função.

Além dos socialistas, há ainda aqueles que não integram o PSB, mas são aliados do grupo do prefeito, como Osmar Ricardo (PT), que só assumiu uma vaga porque João Campos chamou o vereador Marco Aurélio Filho (PV) para ser secretário de Direitos Humanos e Juventude, abrindo espaço para a suplência da federação.

Leia mais

Mais aliados

Outros aliados são os vereadores do MDB (Samuel Salazar, Tadeu Calheiros e Fabiano Ferraz), partido que saiu bem contemplado no secretariado de João Campos, com duas pastas (Relações Institucionais e Cidadania).

Mas a base da Frente Popular na Casa José Mariano conta ainda com os vereadores do Republicanos (Ana Lúcia e Rodrigo Coutinho), do Avante (Alcides Teixeira Neto), do PRD (Gilberto Alves), do PCdoB (Cida Pedrosa) e do PV (Flávia de Nadegi).

Há ainda as duas vereadoras do PT (Liana Cirne e Kari Santos). O partido faz federação com PV e PCdoB e pode orientar votação favorável aos projetos de João Campos, embora as duas petistas não tenham cravado apoio total ao prefeito.

O que diz o presidente

Questionado se a sociedade pode confiar na fiscalização que a Câmara fará da administração de João Campos, o presidente Romerinho Jatobá afirmou: “Com certeza, fiscalização é um papel e um dever do vereador. Nós fomos base de situação desde que entramos aqui e nunca nos furtamos do nosso trabalho. Diversas comissões foram criadas com o intuito de aproximar a fiscalização do Poder Executivo. É o que a gente vai continuar fazendo. Temos a maioria da base, mas ela não se furta de cumprir o seu papel de fiscalizar o Executivo”.

João Campos garante transparência e respeito às instituições

Embora com uma base que pode impor um rolo compressor no Legislativo, o prefeito João Campos garantiu respeito às instituições e transparência. “A gente, que está conduzindo um mandato no Executivo, valoriza as instituições e o diálogo é sempre harmônico, não só com a Câmara, mas com os órgãos de controle interno e externo, de outras esferas para além da esfera municipal, sempre com muito respeito e transparência”, afirmou o prefeito, durante conversa com jornalistas antes da cerimônia de posse, ontem (1°).

Segundo Campos, a transparência é um pilar fundamental do seu grupo. “Não é à toa que o Recife ficou em segunda posição entre as capitais do Brasil no ranking da transparência, através da Controladoria. Isso é muito importante. É papel da oposição também (cobrar transparência). A gente espera um papel que possa ser cumprido com respeito e diálogo. Fazer oposição não significa ser irresponsável nem desrespeitoso”, enfatizou Campos.

Confira quem são os 15 veraadores do PSB:

Romerinho Jatobá (PSB)
Eriberto Rafael (PSB)
Aderaldo Pinto (PSB)
Rubem Rodrigues (PSB)
Chico Kiko (PSB) – na vaga de Andreza Romero (PSB), licenciada
Carlos Muniz (PSB)
Eduardo Mota (PSB)
Felipe Francismar (PSB)
Hélio Guabiraba (PSB)
Júnior de Cleto (PSB)
Luiz Eustáquio (PSB)
Natália de Menudo (PSB)
Rinaldo Junior (PSB)
Wilton Brito (PSB)
Zé Neto (PSB)

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.