Ações da China têm forte queda, no início de ano mais fraco para a bolsa desde 2016

Ações da China

(Imagem: REUTERS/Tyrone Siu)

As ações da China fecharam em forte queda no primeiro pregão de 2025, registrando o início de Ano Novo mais fraco desde 2016, conforme dados da indústria decepcionaram investidores. As ações de Hong Kong também caíram.

O índice CSI 300 de blue-chip da China fechou em queda de 2,9%, enquanto o índice Shanghai Composite caiu 2,7%. O índice Hang Seng, referência de Hong Kong, caiu 2,2%.

A atividade fabril da China cresceu em dezembro em um ritmo mais lento do que o esperado, à medida que as vendas foram prejudicadas pela queda dos pedidos de exportação, em meio a preocupações com as perspectivas comerciais, segundo uma pesquisa do setor privado.

  • VEJA MAIS: Ativos brasileiros podem viver rali em 2025 ou 2026, a depender da política econômica do governo, segundo CEO da Empiricus

As ações chinesas registraram seu primeiro ganho anual em 2024 após um declínio sem precedentes de três anos, com um pacote de políticas de estímulo aumentando a confiança dos investidores.

“Acho que do início do ano até março é mais incerto, porque o próximo grande evento político será em março”, disse Minyue Liu, especialista em investimentos em ações da Grande China do BNP Paribas Asset Management.

“Muitos participantes esperam que o mercado não tenha uma direção clara até o Congresso Nacional do Povo em março, quando serão anunciadas as metas de crescimento e as medidas de estímulo do governo. Sem dados macro sólidos, entrega macro e grandes anúncios de políticas nos primeiros dois meses, é provável que o mercado seja mais volátil”, disse Liu.

As ações do setor financeiro e de tecnologia lideraram as quedas, caindo 3,5% e 4,3%, respectivamente.

As ações do setor imobiliário caíram 2,4%, apesar de os preços das novas casas na China terem aumentado em um ritmo ligeiramente mais rápido em dezembro.

As ações da cadeia de hipermercados Sun Art caíram 20%, depois que o Alibaba disse na quarta-feira que havia concordado em vender sua participação majoritária na empresa para a empresa chinesa de private equity DCP Capital. As ações do Alibaba perderam 1,3%.

As gigantes da tecnologia negociadas em Hong Kong caíram 2,5%.

++ Notícias

  • Tempo real: Ibovespa fecha em leve alta no último pregão, mas tomba 10% no ano; dólar cai a R$ 6,18 e tem melhor ganho anual desde 2020

  • Oportunidades: 5 fundos imobiliários para ter na carteira no início de 2025, segundo a Empiricus

  • Dólar tem leve queda no último pregão com ‘ajuda’ do Banco Central e encerra o ano a R$ 6,18

  • Ifix tem último pregão do ano positivo, mas encerra 2024 com queda de 5,89%

  • Ações da China fecham em alta, lideradas por energia e setor financeiro; ações de Hong Kong caem

O post Ações da China têm forte queda, no início de ano mais fraco para a bolsa desde 2016 apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.