Bocalom diz querer ‘fazer com que o desenvolvimento sustentável aconteça’, na posse para 2º mandato


Cerimônia de posse aconteceu na noite desta quarta-feira (1º), na nova sede do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), em Rio Branco. Também foram empossados 21 vereadores. Prefeito de Rio Branco foi empossado nesta quarta-feira (1º)
Jardel Angelim/Rede Amazônica
O atual prefeito Tião Bocalom (PL) tomou posse do seu segundo mandato, junto com o vice Alysson Bestene (PP), na noite desta quarta-feira (1º), em cerimônia na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), em Rio Branco.
Também foram empossados os 21 vereadores eleitos no pleito municipal para mandato 2025-2029. Até 2024, a Câmara municipal contava com apenas 17 parlamentares mirins no quadro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Ao tomar posse, o atual prefeito disse que sua principal meta é fazer com que o desenvolvimento sustentável aconteça em Rio Branco.
“O desenvolvimento ambiental nós já tivemos grandes avanços no primeiro mandato e vamos continuar tendo avanços. Com isso, se Deus quiser, no final dos quatro anos, teremos um compromisso com um verdadeiro desenvolvimento sustentável aqui na Amazônia”, afirmou sem explicar de que forma esses objetivos seriam alcançados.
Prefeito e vereadores eleitos em Rio Branco são empossados nesta quarta-feira (1º)
Durante o evento, que também foi transmitido pela internet, Bocalom afirmou que pretende continuar trabalhando da mesma forma que em seu primeiro mandato.
“Com certeza, nesses próximos 12 meses serão de muito trabalho e com muitas obras. Os outros três anos subsequentes, com certeza, teremos muito trabalho. A verdade é que nós temos um grande desafio pela frente, que é fazer com que a população de Rio Branco tenha uma qualidade de vida bem maior do que quando nós pegamos em 2021”, declarou ele.
LEIA MAIS
Prefeito de Rio Branco (AC) toma posse nesta quarta (1º); veja lista de vereadores eleitos
Prefeitos das 22 cidades do Acre tomam posse; veja lista dos vereadores eleitos
‘Projeto Produzir para Empregar será definitivamente implantado’, diz Bocalom durante posse
Aumento no número de vereadores de 17 para 21 em Rio Branco é sancionado
Nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Rio Branco é eleita para biênio 2025-2026
21 vereadores eleitos em 2024, tomaram posse em Rio Branco
Jardel Angelim/Rede Amazônica
Vereadores
Uma novidade para a próxima legislatura da Câmara municipal é que o número de vereadores da Câmara Municipal mudou de 17 para 21. A mudança havia sido aprovada em 2023.
A Câmara teve ainda uma renovação de 66% em comparação com a legislatura anterior. Dos 17 eleitos em 2020, apenas sete se reelegeram para mais quatro. Os 14 vereadores restantes são todos novos parlamentares. O número de mulheres, porém, se manteve em duas.
Raimundo Neném (PL), presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco durante o biênio 2023/2024, afirmou ser grato pelo terceiro mandato consecutivo e citou a responsabilidade para o ano de 2025.
“São 21 vereadores agora, tem que trabalhar, se empenhar cada dia mais. A população de Rio Branco nos deu esse mandato novamente para nós estarmos trabalhando e fiscalizando o executivo”, declarou ele.
Durante a cerimônia, os vereadores aproveitaram ainda para eleger a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores. (Confira abaixo a composição da mesa e quantos votos cada um teve).
Composição da mesa diretora:
Presidente: Joabe Lira – União (16 votos)
Vice-presidente: Leôncio Castro – PSDB (20 votos)
1º secretário: Felipe Tchê – PP (21 votos)
2º secretário: Antônio Morais – PL (19 votos)
Suplente: Lucilene Vale – PP (21 votos)
“O PL fechou a questão de ordem, a gente vai estar apoiando o candidato do União Brasil o vereador Joabe Lira para a presidência, então a presidência está pacificada já”, disse Raimundo Neném antes da votação.
Já Lira, que acabou sendo eleito, afirmou que irá se esforçar e dar todo seu empenho para poder levar as ações que a população precisa. De acordo com ele, a escolha não teria surpresas já que foi construído um diálogo entre os partidos.
“Acredito que os partidos todos, de todos os vereadores que compõem essa aliança, se sentem contemplados, se sentem parte. Eu tenho falado que nós queremos fazer uma gestão na Câmara Municipal participativa, uma gestão forte, uma gestão atuante, com a participação de todos, fortalecendo a Câmara Municipal de Rio Branco, fortalecendo o mandato de cada vereador”, disse.
O vereador, que era secretário de Cuidados com a Cidade da gestão Bocalom também fez elogios à gestão municipal até então. “Mas muita coisa ainda precisa fazer. Então, eu acredito e luto para isso, por aqui, através da união, para que nós possamos contribuir ainda mais para a população de Rio Branco”, argumentou ele.
Sobre a presidência, Lira disse: “A responsabilidade aumenta ainda mais, mas nós estamos preparados e também com muita força de vontade para poder ajudar a população de Rio Branco”.
Veja lista dos vereadores que tomaram posse:
Aiache (PP)
André Kamai (PT)
Antonio Morais (PL)
Bruno Moraes (PP)
Eber Machado (MDB)
Elzinha Mendonça (PP)
Felipe Tchê (PP)
Fábio Araújo (MDB)
Joabe Lira (UNIÃO)
Joaquim Florencio (PL)
João Paulo Silva (PODE)
Leôncio Castro (PSDB)
Lucilene da Droga Vale (PP)
Marcio Mustafá (PSDB)
Matheus Paiva (UNIÃO)
Moacir Junior (SOLIDARIEDADE)
Nenem Almeida (MDB)
Raimundo Nenem (PL)
Rutênio Sá (UNIÃO)
Samir Bestene (PP)
Zé Lopes (REPUBLICANOS)
Perfil do prefeito e vice
Tião Bocalom tem 71 anos, é casado e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tem ensino superior completo, ocupação de prefeito e patrimônio de R$ 1.055.000.
O vice, Alysson Bestene (PP), tem 49 anos, é casado e declara ao TSE que tem ensino superior completo, ocupação de servidor público municipal e patrimônio de R$ 3.130.000.
Posse dos eleitos em Rio Branco ocorre na tarde desta quarta no auditório do Detran
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.