Eduardo Paes toma posse no Rio com foco em segurança e promessa de Ozempic genérico

Reeleito para seu quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) tomou posse no início da tarde desta quarta-feira (1º). Ao lado do mandatário, também foi empossado o vice Eduardo Cavaliere (PSD).

“Me sinto honrado, mas recebo essa tarefa com profunda humildade, porque se o tempo é o pai da experiência devo governar com mais sabedoria e serenidade, consciente de que tamanha confiança em mim depositada deve se refletir no compromisso vital que assumo com o povo dessa cidade”, afirmou.

Em seu discurso, o prefeito focou nas questões envolvendo a segurança pública e chegou a confirmar a promessa de distribuir medicamento genérico do Ozempic em campanha contra a obesidade.

Leia mais

Antes de Paes, os 51 vereadores eleitos na capital fluminense foram empossados. Na sequência, foi a vez de eleger a Mesa Diretora.

Até da escolha do novo presidente da Casa, Carlos Caiado (PSD-RJ), a cerimônia foi presidida pelo vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) — o mais votado da nova legislatura.

“Atribuo isso a coisas que são muito maiores do que eu, mas não estou aqui para dar nenhuma lição de moral para ninguém que esteja aqui presente”, disse o parlamentar sobre seu índice de votação.

Distribuição de genérico do Ozempic
Recorrendo à máxima da “promessa é dívida”, o mandatário confirmou que criará “um programa de combate à obesidade que já estabelece as bases para aquisição da semaglutida, o Ozempic, a partir da quebra da patente do medicamento”.

A quebra da patente (propriedade exclusiva) do remédio está prevista para acontecer em 2026. Somente após isso, o genérico ficará permitido no Brasil.

Apesar de seu uso ser seguro e eficaz para diabetes tipo 2, o uso do Ozempic para emagrecimento acontece de forma off label, ou seja, fora das indicações da bula.

Força Municipal de Segurança
Citada em decreto nesta quarta-feira, o prefeito falou sobre a criação da Força Municipal de Segurança como um dos primeiros projetos que serão encaminhados para câmara municipal do Rio.

O assunto de segurança pública foi destaque no discurso de posse. Em sua fala que introduziu o assunto, Paes disse que “apesar dos avanços em níveis municipais, sabemos que o Rio ainda convive com uma das mais graves crises de segurança pública de sua história”.

Na sequência, enviou uma mensagem direta para o governador Cláudio Castro, ao afirmar que o governo estadual precisa assumir as suas responsabilidades constitucionais e atuar com firmeza no combate ao crime organizado.

Da CNN Brasil.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.