Ministério do Esporte faz publicação racista sobre comissão brasileira nas Olimpíadas

O perfil do Ministério do Esporte fez uma postagem racista sobre a comitiva brasileira nas Olimpíadas em Paris, na tarde da última sexta-feira, 26. A conta oficial da pasta postou a imagem de um macaco em um barco com a legenda “todo mundo aguardando nosso barco”, seguida de um emoji da bandeira brasileira.  

Apesar da publicação ter sido apagada pouco tempo depois, os prints capturados por internautas viralizaram. Nenhuma declaração sobre o responsável pela publicação foi divulgada pela pasta. O ministro do esporte, André Fufuca, está na capital francesa. Representa o Brasil ao lado da primeira-dama Janja. 

Leia também: Abertura das Olimpíadas 2024 acontece hoje; veja onde assitir

Brasil é o país com mais homens da comunidade LGBTQIA+ nas Olímpiadas

Respondendo à repercussão do caso, o chefe da pasta publicou em seu perfil no X: “Ao tomar conhecimento do post publicado, determinei imediata exoneração do autor do post e solicitei abertura de processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades e responsáveis”.

Em nota, o Ministério do Esporte reconheceu que a publicação foi inadequada e lamentou profundamente o episódio. “A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva”, afirmam.

“Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente”, concluíram. 

Leia a nota na íntegra:

O Ministério do Esporte reconhece e lamenta profundamente o erro cometido ao publicar uma imagem inadequada em nossas redes sociais na data de hoje, antes da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva.

Entendemos que a imagem carrega conotações racistas históricas e perpetua estereótipos prejudiciais. O Ministério do Esporte reconhece que essa publicação foi um erro grave e incompatível com os valores que defendemos. Lamentamos profundamente por qualquer ofensa causada e estamos empenhados em garantir que algo semelhante não ocorra novamente.

Reafirmamos nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade. Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo a nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade.

O post Ministério do Esporte faz publicação racista sobre comissão brasileira nas Olimpíadas apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.