Caravela-portuguesa multicolorida faz ‘alongamento’ antes de ser levada pelo mar no litoral de SP; VÍDEO


Imagens foram feitas na Praia Boqueirão Sul, em Ilha Comprida (SP). Apesar de bonito, o animal pode causar queimaduras em contato com a pele. Caravela-portuguesa faz alongamento antes de ser levada pelo mar em Ilha Comprida, SP
🪼 Uma caravela-portuguesa (Physalia physalis) chamou atenção em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, ao fazer uma espécie de ‘alongamento’ antes de ser levada pelo mar (assista acima). De acordo com os biólogos marinhos, ouvidos pelo g1 nesta terça-feira (31), este é um movimento involuntário do animal que, apesar de bonito, pode causar graves queimaduras em contato com a pele.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O registro foi feito pelo aposentado Arnaldo Martins, de 63 anos, na Praia Boqueirão Sul. À equipe de reportagem, ele contou que é morador de Cananéia (SP), mas tem uma casa de veraneio em Ilha Comprida e gosta de fotografar coisas inusitadas na região litorânea para publicar nas redes sociais.
Esta caravela-portuguesa foi encontrada por Arnaldo em 30 de novembro, mas ele afirmou que não foi a primeira vez. O aposentado tem o costume de encontrar a espécie nesta época do ano. “Ela chegou viva em terra, se mexia normalmente. Difícil encontrar assim, geralmente estão mortas”, explicou.
Caravela-portuguesa faz ‘alongamento’ antes de ser levada pelo mar em Ilha Comprida (SP)
Reprodução
🙆‍♀️Ela fez um ‘alongamento’ mesmo?
De acordo com o biólogo marinho e mergulhador Alex Ribeiro, a caravela-portuguesa fazia um movimento de contração. “É involuntário, estava tentando voltar para o mar”, explicou o especialista.
O também biólogo marinho Eric Comin explicou que esta espécie não se move sozinha. Segundo o profissional, as caravelas-portuguesas são transportadas pelas correntes marinhas e, por este motivo, costumam ser vistas na areia nesta época do ano.
“Elas vêm junto com uma corrente marinha, chamada de ACAS que significa Água Central do Atlântico Sul. É uma corrente que vem na primavera e verão, e transporta diversos nutrientes [como as caravelas-portuguesas, por exemplo]”, afirmou Comin.
Bela e letal: Entenda como as cores da caravela-portuguesa se tornam uma ‘armadilha’ para predadores e humanos
🤔O que são caravelas-portuguesas?
Caravela-portuguesa faz alongamento antes de ser levada pelo mar em Ilha Comprida (SP)
Reprodução/Martinstempourada Martins
Este animal marinho é formado por uma parte que boia e por tentáculos, que ficam debaixo d’água e são os responsáveis por soltar toxinas e causar queimaduras. De acordo com Comin, a espécie tem este nome devido à semelhança com as caravelas portuguesas da época dos descobrimentos.
As caravelas-portuguesas vivem em águas tropicais, são carnívoras e costumam se alimentar de pequenos peixes. Elas são mais facilmente vistas por banhistas durante a primavera e verão e se aproximam da orla por influência da corrente de água central do Atlântico Sul.
⚠️O que fazer ao encontrar uma caravela-portuguesa?
Segundo o biólogo Alex, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros para não correr o risco dos tentáculos encostarem na pele e garantir que o animal volte para o mar em segurança. “Tem que tomar cuidado porque os tentáculos da caravela são grandes, pequenos, alguns transparentes”, afirmou ele.
🏥E se os tentáculos encostarem na pele?
Neste caso, Alex explicou que a área afetada pode ser limpa com a própria água do mar. Comin acrescentou que o indicado é jogar vinagre e retirar os filamentos do animal da pele com auxílio de uma lâmina de barbear molhada também em vinagre.
De acordo com Comin, os tentáculos da caravela-portuguesa costumam se desprender do corpo do animal e grudar na pele humana. Por isso, é importante tentar removê-los o quanto antes. Após eliminar os filamentos, a vítima deve buscar atendimento médico.
O biólogo ressaltou também que a vítima não deve coçar a região que foi atingida. Segundo ele, parte do veneno fica encapsulado em pequenas bolsas que, ao serem coçadas, estouram e liberam mais veneno. Se isso acontecer, as mãos também ficam contaminadas, podendo levar as toxinas para outras partes do corpo.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.