Após análise de engenheiro, Bombeiros vistoriam ponte sobre Rio das Almas, na BR-153

A 18ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Ceres realizou nesta sexta-feira, 27, uma inspeção técnica na ponte sobre o Rio das Almas, que fica na BR-153, no município de Nova Glória (GO).

A ação vem em resposta a uma análise de um engenheiro civil e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Rodrigo Carvalho, alertando sobre possíveis patologias que poderiam comprometer a segurança da estrutura.

Segundo os bombeiros, a vistoria revelou a presença de fissuras nas cabeceiras e na parte central da ponte, especificamente junto à junta de dilatação. De acordo com o comandante, Major Almeida, após uma análise preliminar, as fissuras encontradas não representam um risco imediato à segurança da ponte.

Ele informou que o relatório da inspeção será encaminhado ao Comando de Operações de Defesa Civil e à concessionária ECOVIAS, responsável pela administração do trecho. Almeida ressaltou que a própria ECOVIAS já havia informado sobre a realização de uma vistoria anterior, que concluiu que a ponte está em condições adequadas para o tráfego, sem riscos evidentes. [Confira nota na íntegra ao final]

No entanto, o comandante anunciou que irá cobrar da concessionária um novo relatório técnico para garantir a segurança dos usuários. A preocupação com a segurança das pontes na região ganhou destaque após o vídeo gravado pelo professor, que alertou para possíveis problemas estruturais semelhantes aos que levaram ao colapso de uma ponte entre o Tocantins e o Maranhão.

Nota da Ecovias

“A Ecovias do Araguaia, concessionária do Grupo EcoRodovias, esclarece que a estrutura sobre o Rio das Almas, localizada no km 284 da BR-153/GO, conforme vistoria técnica recente, está em condições seguras, não oferecendo assim riscos à segurança dos condutores.

Reiteramos que, anualmente, são realizadas avaliações técnicas por especialistas em todas as pontes e viadutos do sistema rodoviário sob nossa concessão. No caso específico da Obra de Arte Especial (OAE) sobre o Rio das Almas, a estrutura passou recentemente por uma avaliação detalhada, sem identificar qualquer patologia que comprometa sua capacidade estrutural. Além disso, com o avanço das obras de duplicação previstas para o trecho sob nossa administração, a ponte será submetida a intervenções de alargamento e demais adequações, seguindo o padrão das melhorias já entregues nas pontes sobre o Córrego Pouso do Meio na BR-153, Rio Baião e Rio Lajinha, na BR-414, e sobre o Córrego Cancela, na BR-080.

Por fim, a Concessionária reforça que seu corpo técnico realiza monitoramento contínuo de todas as estruturas para garantir a segurança dos usuários, especialmente neste período de aumento no fluxo devido às festas de fim de ano.

Entendemos que recentes casos envolvendo pontes em outras regiões podem gerar apreensão, mas reforçamos que a disseminação de informações sem a devida avaliação técnica pode provocar interpretações equivocadas, causando preocupações desnecessárias entre os usuários. Por isso, orientamos que os usuários busquem fontes confiáveis e priorizem dados técnicos ao compartilhar informações. Nosso compromisso é assegurar a segurança e a transparência em todas as nossas operações, mantendo a sociedade sempre bem informada.”

Leia também:

  • Há 5 anos, moradores e Dnit alertaram para situação precária de ponte que caiu
  • Ministro anuncia reconstrução de ponte que cedeu, e sindicância para apurar responsáveis

O post Após análise de engenheiro, Bombeiros vistoriam ponte sobre Rio das Almas, na BR-153 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.