Raquel fez a roda girar, avalia André de Paula

Entre as autoridades escolhidas por este blog para analisar o ano de 2024 e falar sobre suas expectativas para 2025, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, avaliou que Pernambuco está avançando sob a gestão da governadora Raquel Lyra. “Raquel botou as contas em ordem, retomou a capacidade de receber financiamento, saiu em busca dos recursos e fez a roda toda girar. O PIB está despontando. No terceiro trimestre, cresceu 1% – maior alta desde 2012 – e acumula 4,7% no ano”, avaliou.

No âmbito nacional, o ministro afirma que o ano que está terminando foi de ajustes e trabalho. “A tarefa de arrumação da casa, de reconstrução, foi e está sendo árdua. Porém, bem-sucedida. Em todos os campos! Exatamente por isso, o presidente Lula vem repetindo que 2025 será o ano das entregas, o ano da colheita”, disse o ministro. Confira abaixo a íntegra da sua análise.

Leia mais

2025 cheio de graça

Por André de Paula*

Fim de ano é tempo de revisar, repensar, refletir e projetar.

E todos nós, pernambucanos, fazemos isso em todos os dezembros equilibrando, ou melhor, temperando nosso olhar entre duas nações: o Brasil e Pernambuco.

O Brasil, sob a liderança do presidente Lula, vive uma espécie de dissociação.

A realidade é a de um país crescendo acima de 3% ao ano – um dos maiores do mundo! –, menor taxa de desemprego em décadas, programas sociais atuando fortemente para acabar com a fome e a pobreza, projetos de desenvolvimento industrial e tecnológico a pleno vapor, várias obras estruturantes em andamento por todo o país no Novo PAC. 

Na Pesca e Aquicultura, onde administro os esforços do Governo Federal, enfrentamos problemas graves nas áreas de registro e monitoramento que se acumularam nos anos anteriores e haviam se tornado um empecilho ao desenvolvimento da pesca legal – sem a qual o Brasil se distancia do grande mercado mundial de pescados, que era exatamente o que vinha acontecendo antes de 2023. Foi preciso muito suor para resolver a bronca e posso dizer que o trabalho está quase concluído.

A tarefa de arrumação da casa, de reconstrução, foi e está sendo árdua. Porém, bem-sucedida. Em todos os campos! Exatamente por isso, o presidente Lula vem repetindo que 2025 será o ano das entregas, o ano da colheita.

Mencionei a palavra dissociação porque, a despeito da realidade promissora, quem analisa o mundo pelos gráficos do mercado financeiro, sobretudo do mercado de câmbio, entrevê uma crise que, de forma alguma, se mostra presente no dia a dia de quem trabalha, de quem estuda, de quem produz.

Tenho atuado na política há muitos e muitos anos e não tem como não chamar a atenção para o fato de que o Governo consegue produzir uma melhora dessa monta nos principais indicadores socioeconômicos mesmo não tendo maioria no Congresso. Isto é, o bom resultado se dá mediante uma sutilíssima engenharia política de coalizão em prol do país.

Se no plano da nação brasileira, o biênio 23/24 foi de ajuste, podemos dizer o mesmo para a nação pernambucana. 

Nosso estado-nação amargou alguns anos de estagnação econômica, com índices de crescimento do PIB insuficientes para gerar os empregos necessários para ocupar nossos jovens adultos.

Mas isso mudou. O PIB está despontando. No terceiro trimestre, cresceu 1% – maior alta desde 2012 – e acumula 4,7% no ano. Melhor ainda, o setor de serviços cresceu fortemente, o que indica atividade econômica interna, ou seja, renda do trabalho gerada e circulando.

O índice de desemprego no Estado, em novembro, segundo o IBGE, era o mais baixo desde 2015!

Essa melhora geral em Pernambuco não aconteceu por milagre. Aconteceu porque a governadora Raquel Lyra botou as contas em ordem, retomou a capacidade de receber financiamento, saiu em busca dos recursos e fez a roda toda girar.

Isso tudo, coincidentemente, manobrando com uma sutil firmeza a aliança política que dá sustentação ao governo e cultivando a parceria com o presidente Lula que vem rendendo tantos dividendos ao nosso Estado. 

Desta forma, a revisão do ano é animadora, tanto no Brasil quanto em Pernambuco. Teve muito suor, muito trabalho, mas os resultados estão começando a aparecer. De forma que podemos todos dormir esperançosos, porque 2025 começa a nascer cheio de graça.

*Ministro da Pesca e Aquicultura

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.