Comum no mundo corporativo, LinkedIn começa a se tornar frequente no ambiente do futebol

Uma prática que até então era recorrente no mundo corporativo passa a ser mais frequente no esporte. No Brasil, o finalista da Copa Libertadores deste ano, o Atlético-MG anunciou uma vaga pelo LinkedIn para a contratação de um treinador para as categorias de base.

Entre os principais requisitos, é necessário ter completado o curso superior em Educação Física, boa comunicação verbal e escrita, além da licença B de treinador da CBF. A publicação informa que a vaga inclui refeições na Cidade do Galo a ingressos para jogos do time, além de ser CLT.

No começo deste ano, o clube já havia feito um anúncio nesses moldes, mas para escolher um animador de eventos, que teve a missão de representar o mascote Galo Doido, bastante presente em confraternizações do clube, além de jogos.

Em 2024, outras instituições esportivas adotaram o mesmo procedimento, que dada a raridade, comprova que no futebol a prática não é comum.

Em julho, após anunciar a saída de Gareth Southgate, a Federação Inglesa de Futebol (FA) publicou a divulgação de uma vaga para treinador da seleção masculina, também com destaque para a publicação no site oficial.

Entre os requisitos, a FA apontou desejar um profissional com experiência significativa no futebol inglês, resultados consideráveis na Premier League e/ou em torneios internacionais. Entre as principais metas do novo técnico na seleção estavam conquistar um título relevante e manter o time no ranking de melhores do mundo.

“O futebol brasileiro vive um momento de transformação, de profissionalismo. É natural que cada vez mais os clubes adotem tecnologias e plataformas que contribuam para uma gestão que seja pautada em critérios técnicos e não subjetivos. E isso engloba não só a parte de recrutamento, mas também o relacionamento com o torcedor por meio da inteligência artificial”, analisa Sara Carsalade, co-founder e responsável pela vertical de esportes da Somos Young, empresa que realiza o atendimento a sócios-torcedores de clubes de futebol.

“Essa estratégia adotada pelo Atlético-MG, de anunciar a vaga de treinador da base no LinkedIn, é uma prática inovadora e extremamente válida, não apenas no contexto do clube, mas para o futebol brasileiro como um todo. Em primeiro lugar, ela mostra a preocupação do clube em atrair profissionais altamente qualificados e que estejam alinhados com as demandas e exigências do mercado. O LinkedIn é uma plataforma profissional e, ao utilizá-la, o Atlético-MG abre um canal direto com um público diversificado de treinadores e profissionais especializados, facilitando o processo de seleção e ampliando o alcance da vaga”, afirma Claudio Fiorito, CEO da P&P Sport Management Brasil, empresa que atende centenas de jogadores em todo o mundo.

“Este tipo de prática no futebol brasileiro é uma estratégia válida e que pode trazer ótimos resultados, não só em termos de recrutamento, mas também no fortalecimento da imagem do clube e na modernização da gestão esportiva”, completa Fiorito.

“O uso de plataformas de emprego, como o LinkedIn, para divulgar vagas em áreas tradicionalmente mais restritas, como o esporte, evidencia uma evolução significativa e a maior democratização dos processos de recrutamento. Essas ferramentas permitem que os clubes não apenas ampliem o alcance de suas seleções, mas também tornem as oportunidades mais acessíveis, atraindo profissionais que, de outra forma, poderiam passar despercebidos. Essa transparência e profissionalização são essenciais para identificar talentos alinhados aos objetivos do clube, prontos para agregar valor às equipes”, explica Bruna Santos, Gerente de Recrutamento & Seleção da keeggo.

Em maio, o experiente zagueiro Steven Caulker, ex-zagueiro do Liverpool, Seleção Inglesa, Tottenham, Southampton e Fenerbahce, viralizou ao comunicar pelo LinkedIn que estava querendo conseguir uma nova oportunidade – o jogador vinha encontrando dificuldades para conseguir uma transferência.

Também em meados deste ano, o Flamengo anunciou pela plataforma o anseio de contratar um historiador pleno para “atuar na pesquisa e produção de conteúdo sobre a História do Clube de Regatas do Flamengo“. O profissional contratado será responsável por pesquisas e subsidiar o recém-inaugurado Museu Flamengo, além de outras áreas do clube.

“O LinkedIn é uma excelente plataforma de troca de informações, de comunicação no âmbito de negócios. O Atlético inova ao buscar um tecnico para as categorias de base através da plataforma”, afirma Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.

Em fevereiro de 2023, a seleção da Bélgica já havia feito algo parecido ao anunciar a vaga de treinador no LinkedIn, após a saída de Roberto Martínez. Além disso, na ocasião, a Federação do país ainda fez mais duas postagens com interesse em mais duas vagas de diretores: “Além de um diretor operacional de futebol (Jelle Schelstraete), que lidera a organização esportiva, estamos à procura de um diretor esportivo de futebol de elite, que monitorize a visão futebolística das várias seleções nacionais (da Bélgica) e gerencie os treinadores das seleções nacionais”.

Em outubro, Patrice Evra, ex-lateral-esquerdo de Manchester United e Juventus, fez um anúncio prometendo a criação de uma plataforma que seria o “LinkedIn do futebol”, dando a chance de jogadores de futebol assinarem contratos, com a postagem de vídeos e estatísticas. O aplicativo ainda está em fase de testes, e o foco principal são atletas em formação e de base.

Para Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana, que gerencia a carreira de centenas de atletas, a iniciativa é interessante, e por mais de uma razão.

“A primeira, é responder a um questionamento de torcedores e imprensa sobre acesso aos postos, e como são selecionados os profissionais que são contratados, supostamente, aos olhos desses, “apadrinhados”, sem o devido critério, o que era mesmo comum nas associações. Mostrar que qualquer um pode se candidatar, e publicitar que a vaga está disponível, ainda que a seleção possa ter um viés pessoal, já é um avanço na governança

Outra razão, é a necessidade que os clubes e SAFs tem de estruturar arquivos com profissionais aptos a serem contratados, seu banco de talentos fora do campo, pois até pouco tempo, a maior parte dos nossos clubes não os tinha, e a cada três anos, seus dirigentes eram trocados, e os que saiam, “fechavam seus notebooks” e levavam consigo grande parte da agenda e inteligência dos clubes. Por fim, o anúncio da vaga, elimina um desgaste que os dirigentes dos contratantes têm com a abordagem de um profissional que trabalha em um adversario ou rival direto. A vaga publicidade, transfere para o profissional eventual cobrança sobre uma entrevista, por exemplo.

Por sua vez, essa prática gera um questionamento, que é sobre o conhecimento que os dirigentes do anunciante têm sobre o mercado. Para alguns, anunciar uma vaga estratégica, como é a de um treinador, sugere que não existe conhecimento sobre quem são os profissionais ideais para o posto, sendo esse um para o qual deveriam buscar os melhores nomes, e não se abrirem para ouvir todos que desejam esse lugar”.

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