Avanços obtidos em 2 anos de governo Lula serão mostrados em nova campanha 

Com o objetivo de divulgar as principais realizações do governo Lula nesses dois anos, a Secretaria de Comunicação está lançando, nesta sexta-feira (20), a campanha o “Todo dia a gente faz um Brasil melhor”. As peças buscam tornar conhecidos resultados e medidas que vêm sendo implantadas e que nem sempre a população em geral toma conhecimento. 

Entre os destaques estão a geração recorde de empregos — a maior da década —, a redução da miséria e da extrema pobreza ao menor patamar da história, o crescimento do PIB acima das expectativas, a abertura de 284 novos mercados para os produtos brasileiros, e a criação e retomada dos programas sociais, como Pé-de-Meia e o Minha Casa, Minha Vida.

“Todas as pesquisas demonstram a confiança dos brasileiros no futuro, e a expectativa positiva de que a vida vai melhorar. Sabemos que ainda há muito a ser feito, e o Governo continuará trabalhando até que essas melhorias cheguem à vida de todas as famílias e de cada brasileiro”, explica o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

A leitura do ministro tem como base levantamentos como a da Genial/Quaest, realizada em dezembro de 2024, que mostra aumento de seis pontos na expectativa positiva em relação à economia, passando de 45% em outubro para 51% neste mês. Por outro lado, os 36% que tinham expectativa negativa reduziram significativamente e agora são apenas 28%.

Tal quadro tem relação com muitos dos avanços obtidos, mas nem sempre percebidos por toda a população, ou nem sempre atribuídos à ação governamental.

Os dados, de fato, demonstram melhoras no país em diferentes indicadores. No caso do desemprego, por exemplo, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou, no final de novembro, que a taxa atual, de 6,2%, é a menor desde 2012. 

E, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, em todo o ano, até novembro, o país gerou 2,1 milhões de empregos. 

Além disso, a massa de rendimento real dos trabalhadores brasileiros atingiu um volume de R$ 326,2 bilhões no trimestre encerrado em agosto deste ano. O patamar também é o maior desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, em 2012. 

Outro dado positivo a ser tratado na campanha é a redução da pobreza. Conforme dados divulgados no início deste mês, o percentual da população abaixo da linha da pobreza caiu de 31,6% para 27,4% de 2022 para 2023. Isso significa que em um ano, 8,7 milhões de pessoas saíram da pobreza no país, passando de 67,7 milhões para 59 milhões. Da mesma forma, essa situação é a melhor obtida desde o começo da série histórica, em 2012. 

No caso do PIB, o próprio Banco Central — cuja política de juros tem jogado contra o desenvolvimento — teve de rever as expectativas, passando a projeção de crescimento para este ano de 3,2% para 3,4%. 

Fundamentais para esses resultados estão, além das políticas públicas, os programas sociais, muitos dos quais reduzidos ou praticamente desativados durante o governo de Jair Bolsonaro, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, além da criação de outros, como o Pé de Meia, que ajuda os jovens mais pobres a terminarem seus estudos. 

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